01/04/02 |

Últimas novidades em biotecnologia estarão à mostra no Ciência para a Vida

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará apresentando as últimas novidades em biotecnologia animal e vegetal na III Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, entre os dias 25 de abril e 2 de maio. A vaca Vitória, que no último dia 7 completou um ano e um mês de vida, está sendo preparada para ser fertilizada e será mostrada ao público pela primeira vez. Também estarão no pavilhão de Biotecnologia os animais que fazem parte do projeto Banco Brasileiro de Germoplasma Animal; um minilaboratório para simular a técnica da clonagem; um sistema de biorreatores, utilizados para incentivar o crescimento de mudas; e vídeos "Changing the Nature" (produzido pela a Universidade da Califórnia, sobre transgênicos), "Biotecnologia: benefícios para os produtores" e "Biotecnologia: benefícios para os consumidores".

Na Rodada de Negócios, na parte de biotecnologia, a Embrapa estará oferecendo várias tecnologias para transferência, tais como o sistema de biorreatores, bioinseticida (utilizado para eliminar lagartas e mosquitos, inclusive o transmissor da dengue) e clones de mandioca, com propriedades especiais, como altos teores de açúcar e maior quantidade de betacaroteno. A Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Sebrae, visa colocar frente a frente empresas com interesses afins ou complementares, em reuniões exclusivas. O objetivo é possibilitar que instituições nacionais e internacionais possam buscar parceiros para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e transferência de tecnologias. Mais de 200 oportunidades de negócio (tecnologias) foram inscritas, sendo 35 da Embrapa e as demais da iniciativa privada e expositores em geral.

Um ano de Vitória - Primeiro bovino resultante da clonagem por transferência nuclear no Brasil, a vaca Vitória completou um ano de vida com muita saúde. Dispensa cuidados especiais e seu tratamento é igual aos demais bovinos. Por estar chegando à fase adulta, a meta agora da pesquisa é fecundá-la pela primeira vez.

A clonagem em animais deve ser entendida como uma importante ferramenta de trabalho que contempla diferentes setores estratégicos, sejam científicos ou produtivos. Na reprodução animal, a clonagem tem por objetivo atender tanto a programas de melhoramento genéticos, como também de regeneração de recursos genéticos em vias de extinção.

O nascimento da Vitória da Embrapa é um passo importante no domínio da técnica de clonagem por transferência nuclear. De 29 células embrionárias submetidas à eletrofusão, foram obtidos quatro embriões. Dos quatro embriões, resultou uma prenhez. O aprimoramento da técnica, em tese, abrirá a possibilidade de multiplicação de bovinos de elevado padrão genético, inclusive pela clonagem a partir de indivíduos adultos.

A clonagem é, também, um passo imprescindível para obtenção de animais transgênicos, que poderão ser utilizados para a produção de fármacos, vacinas e outras substâncias de alto valor agregado. Atualmente, a Embrapa já está pesquisando a criação de bovinos transgênicos, cujo leite traria benefícios, tais como o hormônio do crescimento humano. A expectativa é que até o fim do próximo ano nasça o primeiro animal obtido por essa técnica.

Bioinseticida combate a dengue - Também será apresentado ao público o bioinseticida elaborado pela Embrapa para o combate de larvas de mosquitos, entre eles o Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ao contrário dos inseticidas geralmente utilizados, o bioinseticida não tem cheiro, não é tóxico, podendo inclusive ser utilizado em cisternas e na água potável em geral. Seu funcionamento é simples: a larva do mosquito ingere a bactéria do bioinseticida e a larva morre. Nos inseticidas empregados no combate à dengue, sua ação se restringe ao combate de mosquitos adultos. A tecnologia já despertou o interesse de uma empresa de Brasília, que deverá estar produzindo o produto até o final deste ano, mas outras empresas também poderão adotar e comercializar a tecnologia, que estará sendo oferecida na Rodada de Negócios do Ciência para a Vida.

O evento Ciência para a Vida, mais do que uma exposição, será uma mostra de conhecimento científico e tecnológico apropriada para o grande público, revelando como o produto da pesquisa está integrado ao consumo e ao cotidiano da população e como a ciência está ajudando a melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.

Estarão reunidos em um só local as mais recentes tecnologias agropecuárias desenvolvidas pelas 40 Unidades da Embrapa, pelas universidades, instituições de pesquisa estaduais, empresas públicas e privadas, indústrias, laboratórios, organismos governamentais e internacionais, além de órgãos representativos da cadeia do agronegócio.

III Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida De 25 de abril a 2 de maio Local - Sede da Embrapa (Parque Estação Biológica s/nº - Final da Av. W3 Norte) Horário de visitação - de 10 às 22 horas

Jornalistas Elisângela Santos (Mtb: 19.500) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Tel: (61) 448 4039/ 4113 e-mail: elis@sede.embrapa.br Brasília, 23 de abril de 2002  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/