01/04/02 |

Embrapa faz 29 anos e abre mais um Ciência para a Vida

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, completa este mês 29 anos. A solenidade comemorativa será realizada no dia 24 de abril, em cerimônia a ser realizada às 19 horas, no Auditório da Sede da Empresa, em Brasília. O evento deste ano terá uma novidade: a realização da III Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, entre os dias 25 de abril e 2 de maio.

Durante a solenidade, será promovida a entrega de dois prêmios: o Prêmio Embrapa de Reportagem 2002, patrocinado pela Confederação Nacional da Agricultura e pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A.; e o Prêmio Frederico de Menezes Veiga a dois pesquisadores que se destacaram na realização de obra científica e tecnológica de reconhecido valor. Além disso, o público presente conhecerá novas tecnologias desenvolvidas pela Empresa, como a Língua Eletrônica, e um novo processo de captação de imagens com aeromodelos. Também serão lançadas algumas publicações, como a Revista AgroC&T, o Balanço Social 2001, o Relatório de Atividades 2001, o Portifólio de Tecnologias Protegidas e o Balanço Ambiental, bem como outras obras editadas pela Embrapa.

Ciência para a Vida - Uma grande exposição, com mais de 40 mil m², mostrará à população de Brasília os avanços, as novidades e os benefícios obtidos pela pesquisa agropecuária brasileira. O Ciência para a Vida terá a participação de cerca de 120 instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, ligadas ao agronegócio.

Dividida em áreas temáticas, além do pavilhão principal, haverá área de exposição de pequenos animais, pavilhões da Agricultura Familiar e da Rastreabilidade da Carne, com demonstração ao vivo do chip eletrônico e o Armazém da Microempresa. "O Ciência para a Vida é uma forma de mostrarmos à sociedade o resultado do esforço do Governo Federal nas áreas de Ciência e Tecnologia e na agropecuária. Mais do que isso, tem por objetivo mostrar os avanços e novidades da pesquisa agropecuária e o impacto positivo das tecnologias no cotidiano dos cidadãos, através da geração de renda e emprego e da melhoria da qualidade de vida", destaca Alberto Duque Portugal, diretor-presidente da Embrapa.

Uma novidade no Ciência para a Vida é a realização da Rodada de Negócios e da Rodada de Projetos. Coordenadas pelo Sebrae, as rodadas visam colocar, frente a frente, empresas com interesses afins ou complementares, mediante reuniões exclusivas com horários e mesas de negócios agendados antecipadamente. O objetivo é possibilitar que instituições nacionais e internacionais possam buscar parceiros para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e transferência de tecnologia e negócios relacionados. Estão previstas mais de 200 oportunidades de negócio, sendo 35 da Embrapa e as demais da iniciativa privada e expositores em geral.

No dia 25, às 11 horas, será firmado convênio entre a Embrapa e o Sebrae, com o objetivo de desenvolver ações tecnológicas e gerenciais nas cadeias produtivas da mandioca, de flores tropicais, da ovinocaprinocultura, de produtos orgânicos e de frutas nativas do Cerrado. A assinatura ocorrerá na Sede da Embrapa.

Ainda será realizado o Agrosoft 2002, integrado pelo workshop O Agronegócio na Sociedade da Informação, que ocorrerá na tarde do dia 26 de abril, e o Seminário Gestão da Informação no Agronegócio, no período da tarde do dia 27 de abril. Ambos os eventos acontecerão na Sede da Embrapa.

Foragro - Na mesma semana em que se comemora o 29º aniversário da Embrapa, será realizada a III Reunião do Foro das Américas para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Foragro). Esse evento, que terá a participação de representantes de 30 países das Américas, ocorrerá no Hotel Nacional, em Brasília, entre os dias 23 e 26 de abril. O objetivo do encontro é promover o compartilhamento de avanços sobre o processo de integração econômica e impactos da globalização no setor agrícola. Dentro dessa ótica, os participantes identificarão oportunidades regionais de cooperação tecnológica, estimulando a transferência de informações científicas e tecnológicas entre todos os países.

Vitrine de tecnologias - Em uma área de 30 mil m², haverá mostra viva de experimentos realizados pelas instituições de pesquisa agropecuária para o desenvolvimento do agronegócio. Serão apresentadas cultivares, plantas exóticas, animais em extinção etc. Os visitantes poderão conhecer in loco algumas das tecnologias desenvolvidas, ter contato com animais e plantas, sob orientação de técnicos e pesquisadores da Embrapa e da Emater/DF.

Publicações - Durante as comemorações do seu aniversário, a Embrapa está apresentando também as publicações Balanço Social da Pesquisa Agropecuária Brasileira 2001 e Relatório de Atividades da Embrapa 2001. O Relatório de Atividades, anual, traz informações sobre o trabalho da Empresa realizado, no ano anterior, nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia e administração.

O Balanço Social, também anual, apresenta, de forma especial, as atividades desenvolvidas pela Empresa relacionadas à agricultura familiar, à reforma agrária, ao apoio às comunidades, à segurança alimentar, ao meio ambiente e educação ambiental, à educação e formação profissional, ao bem-estar, segurança e medicina do trabalho.

Ao longo dos seus 29 anos, a Embrapa desenvolveu tecnologias para o agronegócio sempre com a preocupação de preservar o meio ambiente. Resultados alcançados pela Empresa contribuíram para que produtores diminuíssem o uso de agrotóxicos em muitos cultivos, reduzindo também os danos à saúde de quem lida com os campos. Solo, água, ar e toda a biodiversidade foram beneficiadas com o trabalho da Empresa. Essas tecnologias estão expostas no Balanço Ambiental, que também será apresentado pela Embrapa.

Desde 1997, a Empresa tem procurado levar aos estudantes dos ensinos médio e fundamental a consciência da importância da ciência e tecnologia e da agricultura para melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento do nosso país. Só em 2001, cerca de 400 mil alunos foram contemplados pelo Programa Embrapa & Escola em todo o Brasil. As melhores redações e os melhores desenhos feitos pelos estudantes sobre o trabalho da pesquisa agropecuária foram reunidos na terceira edição do livro "Redações e Desenhos".

Novidades - Muitas outras tecnologias serão apresentadas à população durante o Ciência para a Vida. Destacam-se o equipamento para produção de minicenouras, que permite o torneamento da hortaliça, além da minifábrica de processamento de castanha de caju, que possibilita agregação de renda às famílias de pequenos produtores do Nordeste. Outras atrações serão algumas tecnologias para preservação ambiental, como o processo de recuperação de áreas degradadas, o banco de sêmen de espécies de peixes do Pantanal e técnicas de manejo florestal.

III Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida De 25 de abril a 2 de maio Local - Sede da Embrapa (Parque Estação Biológica s/nº - Final da Av. W3 Norte) Horário de visitação - de 10 às 22 horas

Jornalistas: Alexandre Campos e Marita Cardillo Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone (61) 448-4247 - silveira@sede.embrapa.br Brasília, 23 de abril de 2002  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/