01/04/02 |

Londrina verá tecnologias para agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, irá demonstrar tecnologias especialmente dirigidas a pequenos produtores, durante a 42ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ser realizada de 4 a 14 de abril.

Em parceria com a Emater-PR, a Embrapa Soja (Londrina/PR) vai mostrar, na Via Rural, que com a utilização de uma mini-prensa é possível produzir óleo bruto de girassol para consumo próprio. "Além de substituir os óleos tradicionais por um produto de qualidade nutricional superior, os pequenos agricultores ainda podem vender o excedente em feiras livres, agregando valor à propriedade", diz o pesquisador Osvaldo Vasconcelos, da Embrapa Soja.

O governo está financiando pelo Pronaf, a aquisição da mini-prensa, desenvolvida pela empresa Ecirtec, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). "A mini-prensa poderá ser adquirida através de programas comunitários, associações de produtores e pelas prefeituras, melhorando dessa forma a qualidade de vida no campo e no meio urbano", afirma o pesquisador.

Girassol Colorido

As nove tonalidades do girassol colorido também vão estar em demonstração na Via Rural. Adaptadas às condições de clima e solo brasileiros, as flores podem ser cultivadas em qualquer região do País, inclusive em pequenas propriedades. "A Embrapa vai disponibilizar sementes de alguns desses girassóis coloridos no mercado, a partir do segundo semestre desse ano", diz o pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Fernandes Oliveira.

Soja na Alimentação

Em parceria com a Emater-PR e a Unopar, a Embrapa Soja vai apresentar também tecnologias para que comunidades rurais e público urbano introduzam a soja na sua dieta. Haverá demonstração prática do preparo caseiro do Kinako, farinha de soja utilizada na cozinha japonesa (grãos de soja torrados e moídos) e da bolacha de côco com Kinako.

A soja contém compostos capazes de prevenir algumas doenças crônico-degenerativas e ajudar na manutenção da saúde humana. "Suas proteínas de excelente qualidade auxiliam na redução do colesterol sangüíneo, evitando os riscos das doenças cardiovasculares. As isoflavonas, semelhantes ao hormônio estrógeno, previnem o câncer, a osteoporose, além de amenizar os sintomas indesejáveis da menopausa".

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Telefone: (43) 371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/