01/04/02 |

Girassóis coloridos são atração da ExpoLondrina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante a ExpoLondrina 2002, de 4 a 14 de abril, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai demonstrar as nove cores do girassol colorido. As flores coloridas poderão ser observadas sempre das 10h às 18 horas, na Via Rural, espaço coordenado por Gil Abelin, da Emater-PR. Pela primeira vez, as novas tonalidades da flor estarão disponíveis para observação do grande público no norte do Paraná.

Com o melhoramento genético tradicional, a Embrapa Soja (Londrina/PR) desenvolveu nove cores diferentes para o girassol: vinho, rosa, rosa claro, amarelo limão de centro claro, amarelo limão de centro escuro, mesclado, ferrugem, ferrugem claro e com forma de um raio de sol. "Os novos materiais estão em fase de multiplicação de sementes, mas estarão disponíveis no mercado a partir do próximo semestre", diz o pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Fernandes Oliveira.

A Embrapa conseguiu adaptar o girassol colorido às condições de clima e de solo brasileiros. Agora as flores podem ser cultivadas em qualquer região do País, sendo excelente alternativa para pequenos produtores. As variedades foram desenvolvidas para suportar as condições climáticas em campo aberto, não havendo necessidade de grandes investimentos com estufas.

Nas pequenas propriedades, os agricultores poderão utilizar a mão-de-obra familiar para monitorar os canteiros. Além disso, o girassol colorido também permite que o agricultor venda suas flores no mercado regional. "Sem a necessidade de transportar o produto para regiões distantes, o produtor pode vender as flores por um preço melhor, ampliando sua margem de lucro", explica Marcelo.

A pesquisa com o girassol ornamental possibilitou alterações na arquitetura da planta, sendo as flores do girassol ornamental menores que as do tradicional. O girassol colorido pode ser usado para a composição de ramalhetes ou para cultivo em jardins. O desenvolvimento de novas tonalidades para a flor, continua. "Estamos buscando novos tons para o girassol, como o branco e o creme e futuramente vamos tentar o negro", adianta Oliveira.

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Telefone: (43) 371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/