01/04/02 |

Prêmio Frederico enfatiza trabalhos sobre segurança alimentar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante a solenidade de comemoração do 29º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, haverá a entrega do Prêmio "Frederico de Menezes Veiga", a dois pesquisadores que se destacaram pelos seus trabalhos científicos e tecnológicos de reconhecido valor para a sociedade e que contribuíram para o aumento da produção agropecuária com segurança ambiental. São soluções tecnológicas para o negócio agrícola sem perder o foco do uso responsável da oferta ambiental.

O Prêmio "Frederico de Menezes Veiga" homenageia um dos mais importantes pesquisadores brasileiros, morto em 1974, que por razão das variedades de cana-de-açúcar por ele criadas proporcionou um salto na produtividade e produção que ajudaram a transformar nosso País no maior produtor de açúcar do mundo. Somente a variedade CB 4176 proporcionou, em cinco safras (1958/62) um rendimento adicional da ordem de 10,2 milhões de toneladas anuais nas lavouras canavieiras do Estado de São Paulo.

Os agraciados deste ano são os pesquisadores Rosa Maria Valdebenito Sanhueza, da Embrapa e Vicente Wagner Dias Casali, da Universidade Federal de Viçosa.

A pesquisadora Rosa Maria teve um papel fundamental no desenvolvimento da cultura da maçã no Brasil que em 15 anos transformou o nosso país de importador a exportador dessa fruta. Isoladamente, ou como líder de equipe, a pesquisadora desenvolveu os primeiros trabalhos completos de controle biológico de fitopatógenos feitos no Brasil sob condições de laboratório ou de campo.

Suas tecnologias viabilizaram comercialmente a cultura da maçã em nosso país com meio do controle integrado visando reduzir a podridão da raiz. O monitoramento e redução de fontes de contaminação das maçãs com uso de desinfetantes com menos restrições, reduziram as perdas na pós-colheita e ajudaram a substituir desinfetantes com menos risco ambiental. O projeto pioneiro de Produção Integrada de Maçã, em execução desde 1998 sob sua coordenação, motivou cadeias produtivas como a da uva, manga, coco, citrus, mamão e outras a desenvolverem seus respectivos sistemas de produção integrada.

Vicente Wagner Dias Casali é um cientista de renome nacional e internacional cujos trabalhos são referência nas áreas de melhoramento, onde introduziu diversas espécies e administrou o Banco de Germoplasma de Hortaliças por 28 anos. Tem trabalhos desenvolvidos nas áreas de homeopatia, plantas medicinais e produção orgânica. Destacou-se, ainda, pela obtenção de variedades melhoradas de moranga, mandioquinha-salsa e de germoplasma com genes para resistência à murcha do pimentão, que foram introduzidas nas principais variedades cultivadas no Brasil.

Jornalista Lineu Marcos Gobeth Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4561 E-mail: lmgobeth@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/