01/04/02 |

Ciência para a Vida mostra avanços da pesquisa agropecuária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A partir do dia 25 de abril, uma grande exposição, com mais de 40 mil m², mostrará à população de Brasília os avanços, as novidades e os benefícios obtidos pela pesquisa agropecuária brasileira. É a III Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, que será realizada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, até o dia 2 de maio. Nesse período, também será comemorado o 29º aniversário da Empresa e promovido o Foro das Américas para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Foragro). O Ciência para a Vida terá a participação de cerca de 100 instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, ligadas ao agronegócio.

A exposição

Dividida em áreas temáticas, além do pavilhão principal, onde estarão montados mais de 100 estandes, haverá área de exposição de pequenos animais, pavilhões da Agricultura Familiar e da Rastreabilidade da Carne, com demonstração ao vivo do chip eletrônico e o Armazém da Microempresa. "O Ciência para a Vida é uma forma de mostrarmos à sociedade o resultado do esforço do Governo Federal nas áreas de Ciência e Tecnologia e na agropecuária e prestar contas à sociedade de seu investimento nos órgãos de pesquisa do país ", destaca Alberto Duque Portugal, diretor-presidente da Embrapa.

O Armazém da Microempresa, montado em uma área de 2 mil m², será destinado à comercialização de produtos da agroindústria nacional, turismo rural, produtos orgânicos, floricultura e artesanato, entre outras. Também haverá um típico restaurante rural, com apresentações artísticas do folclore brasileiro.

Rodada de Negócios e Projetos

Dentro do Armazém da Microempresa funcionará uma das novidades para esta edição do evento: a Rodada de Negócios e Rodada de Projetos. O objetivo é dar oportunidade para que empreendedores possam buscar financiamento para projetos ou firmar parcerias com instituições dispostas a ampliar seus negócios. Em dias pré-determinados, as partes interessadas sentarão frente a frente para discutir as bases em que será fechado o negócio.

Cozinha Experimental e Oficinas de Criação

Além de tomar conhecimento do que a pesquisa vem gerando, a comunidade também terá acesso a informações e técnicas úteis para incrementar o orçamento familiar e dar um toque especial às refeições diárias. Basta se inscrever em um dos 48 cursos a serem realizados em duas Cozinhas Experimentais e 24 oficinas de criação, com repasse de técnicas artesanais de confecção de arranjos com flores do Cerrado, reciclagem de papel, plástico e latas de alumínio. Serão oferecidos 48 cursos de degustação de vinhos com tecnologia Embrapa.

Vitrine de Tecnologias

Em uma área maior, com cerca de 30 mil m², estará exposta a Vitrine de Tecnologias, onde serão apresentadas mais de 350 espécies de plantas e animais. Aqui, vale destacar o projeto Arca de Noé, por meio do qual há a preservação de espécies animais em extinção, e a bezerra Vitória, primeiro bovino clonado no Brasil. Outro destaque na Vitrine é o girassol colorido, além de novas cultivares de plantas obtidas por meio da pesquisa.

Eventos internacionais

Concomitantemente ao Ciência para a Vida, ocorrerá a III Reunião do Foro das Américas para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Foragro). Essa reunião, a ser realizada entre os dias 23 e 26 de abril, no Hotel Nacional, em Brasília, com a presença de representantes de todos os países da América, terá como objetivo o compartilhamento de avanços sobre o processo de integração econômica e impactos da globalização no setor agrícola. Dentro dessa ótica, os participantes identificarão oportunidades regionais de cooperação tecnológica, estimulando a transferência de informações científicas e tecnológicas entre todos os países.

Novas tecnologias

O público presente também conhecerá outras tecnologias obtidas pela pesquisa, como a língua eletrônica, que é capaz de avaliar a qualidade de líquidos. Também há aquelas destinadas aos pequenos produtores, como as mini-usinas de beneficiamento de algodão, pimenta-longa e processamento de caju. Outros projetos foram desenvolvidos para a preservação do meio ambiente, como o banco de sêmem de espécies de peixes do Pantanal, a recuperação de áreas degradadas e o manejo florestal. "A Embrapa vem ao longo de sua existência desenvolvendo pesquisas que beneficiam tanto os grandes produtores como aqueles de base familiar, passando por projetos de grande impacto ambiental e social", diz Alberto Duque Portugal.

Serviço - III Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida Local - Sede da Embrapa - Parque Estação Biológica, s/nº - Final da Avenida W3 Norte Data - de 25 de abril a 2 de maio Horário para visitação - Das 10h às 22h.

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Jornalista Alexandre Campos - MTb 4753/14/76/DF Fone: 61-448-4247 silveira@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/