01/06/02 |

Agência Brasil: FHC fala do novo grão da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou hoje, em seu programa semanal "Palavra do Presidente", o lançamento, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de um novo grão, o "Amaranto BRS Alegria", para ser cultivado especialmente na região do cerrado. Ele pode ser consumido como cereal no café da manhã ou usado na fabricação de massas, pães, bolos e biscoitos, principalmente pelas pessoas alérgicas ao glúten.

A seguir, a íntegra da Palavra do Presidente:

"Hoje a Embrapa lança um novo grão, para ser cultivado especialmente na região do cerrado. É o Amaranto BRS Alegria, nome é complicado mas já vou explicar porque pode ser consumido como cereal no café da manhã ou usado na fabricação de massas, pães, bolos e biscoitos. Principalmente, pelas pessoas que são alérgicas ao glúten. E esse novo grão também é recomendado para a alimentação de aves e suínos. Os produtores rurais com certeza vão adotá-lo porque o amaranto tem produção rápida, 90 dias, e ainda tem a capacidade de diminuir a propagação de pragas e doenças que atacam a lavoura.

Este grão, o amaranto, é de origem mexicana. Foi adaptado ao nosso clima do cerrado pelos técnicos da Embrapa. E recebeu o nome de Alegria porque é um símbolo dos festejos de páscoa no México. Eu estou aproveitando esse lançamento pra dar os parabéns ao trabalho da Embrapa. As novas tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a mecanização da lavoura aumentaram a produtividade da nossa agricultura em 70%, nos últimos 10 anos.

Hoje 500 mil pequenos produtores rurais estão recebendo gratuitamente sementes melhoradas de feijão e milho, desenvolvidas pela Embrapa. Esses agricultores familiares ajudam a transferir tecnologias para outros produtores que não podem comprar sementes melhoradas. Aprendem novas técnicas de cultivo, aumentam a sua produtividade e também a sua renda.

Nos últimos anos, tivemos sucessivos recordes na safra de grãos e de carnes. Vou dar alguns exemplos: o aumento de 97% na produção de frango; de 67% na produção de suínos e de 30% na produção de carne bovina. Com mais alimentos na mesa e com preços mais baixos, mais de 12 milhões de brasileiros passaram a se alimentar adequadamente. E a expectativa de vida aumentou mais de 6 anos, em relação ao início da década de 1980. Quer dizer, as pessoas que nascem hoje provavelmente vão viver 6 anos a mais do que viveriam se tivessem nascido antes.

Na semana passada houve uma reunião da Cúpula Mundial da Alimentação, patrocinada pela FAO, lá em Roma. O nosso ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, fez revelações sobre os promissores resultados do uso da tecnologia como arma de combate à fome. Estamos nos aproximando do aniversário do Real e eu quero reiterar que somente com a estabilidade econômica é que nós podemos tirar melhor proveito da tecnologia para reduzir os graves problemas de alimentação que ainda afetam a vida de muitos brasileiros."

Brasília, Agência Brasil - ABr  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/