01/06/02 |

Desenvolvimento Sustentável nas Áreas Indígenas de Roraima é tema de Workshop

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com as organizações indígenas, Funai e a UFRR, realiza o Ajuri - 1º Workshop sobre estratégias para o desenvolvimento de atividades sustentáveis nas comunidades indígenas de Roraima. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de junho, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, no auditório da Embrapa Roraima (Boa Vista/RR), localizado no Distrito Industrial, BR 174 - Km 5,5A.

A criação de um Fórum Permanente para o desenvolvimento sustentável de comunidades indígenas é o objetivo do workshop. De acordo com o Chefe-Geral da Embrapa Roraima, Eduardo Morales, a intenção é estabelecer e consolidar parcerias que atendam as demandas relativas a capacitação, projetos que garantam a segurança alimentar e a geração de renda dentro do agronegócio para as comunidades indígenas. Para ele, o Ajuri é um marco para o desenvolvimento sustentável do agronegócio nas comunidades indígenas.

Para a manhã do dia 11, está prevista a apresentação de painéis sobre os projetos de buriti e pimenta, desenvolvidos pelo INPA, UFRR e a Embrapa, além de uma exposição com artesanato e produtos indígenas. Logo após, haverá apresentação das comunidades indígenas, da Funai e da Escola Indígena do Surumu e da Embrapa.

A criação do Fórum Permanente será o resultado de trabalhos em grupo a serem realizados no dia 12. Os grupos serão divididos em produção vegetal (mandioca, fruteiras, grãos e hortaliças); produção animal (pecuária, piscicultura e pequenos animais); produção florestal (silvicultura e sistemas agroflorestias) e produtos e subprodutos da biodiversidade (óleos, plantas medicinais e cosméticas e o artesanato).

No último dia, os participantes visitam o Campo Experimental Monte Cristo da Embrapa. O evento conta com a participação das organizações indígenas: ALIDCIRR, APIRR, APSM, ARIKOM, CIR, OMIR, OPIR, PRONESP, SODIURR , TWM e ainda do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, das Secretarias de Estado da Agricultura, Planejamento e a do Índio, Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, SEBRAE, CPT, IBAMA, Museu Integrado de Roraima, Banco da Amazônia. Banco do Brasil e a Coterra.

Daniela Collares (Mtb: 114/01) Embrapa Roraima (95) 91124791 - 626-7018 E-mail: daniela@cpafrr.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/