01/06/02 |

Biologia molecular é tema de curso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O avanço da biologia molecular vem abrindo espaços para um controle mais eficiente de doenças em animais. Graças à biotecnologia surgiram novas gerações de vacinas e métodos de diagnóstico mais rápidos e precisos. Com essa percepção, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, realiza de 17 à 28 de junho, o 2º curso de Biologia Molecular Aplicada à Saúde Animal.

O curso, promovido pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS) é destinado a profissionais envolvidos em pesquisa, ensino e serviços de diagnóstico, bem como estudantes da área biológica. Serão fornecidas apostilas e detalhes sobre técnicas de estrutura, extração, análise e quantificação de DNA, além de noções de biologia molecular e celular .

De acordo com a coordenação do evento, a metodologia será baseada na PCR (Reação da Polimerase em Cadeia), que amplia e detecta fragmentos específicos de DNA de microrganismos. Este é um dos métodos moleculares de grande expansão, por causa da alta especificidade e sensibilidade no diagnóstico direto dos agentes que causam as enfermidades.

No curso, será demonstrada desde a utilização de programas de bioinformática no desenho de reagentes para a ampliação do DNA até a sua clonagem e expressão. "A clonagem de genes a partir de seqüência de DNA, amplificada por PCR, e a expressão por técnicas de última geração são as novas ferramentas da engenharia genética" , explica o pesquisador Cláudio Roberto Madruga.

O uso da biotecnologia exerce uma influência positiva na cadeia produtiva da pecuária, pois resulta em aumento de produtividade dos rebanhos e na qualidade dos produtos, possibilitando assim, maior competitividade no mercado. "Hoje, as pesquisas inovadoras empregam a Biologia Molecular, por isso a necessidade de transferir esse conhecimento para os técnicos que atuam na área" , comenta o pesquisador.

O curso oferece 20 vagas, com inscrições no valor de R$ 600,00, incluindo almoço e transporte do hotel até a Embrapa Gado de Corte. O quadro de instrutores é composto somente por doutores e mestres no assunto.

Outras informações podem ser obtidas na Área de Comunicação Empresarial da Embrapa pelo telefone (67) 368. 2064.

Programa

1.Noções básicas de biologia molecular e celular

2.Extração e avaliação da pureza de DNA

3.Análise, revelação e transferência de ácidos nucléicos e proteínas

4.Reação da polimerase em cadeia (PCR)

5.Noções sobre desenho de primers para a PCR

6.Avaliação do produto de PCR

7.Purificação de fragmentos de DNA

8.Ligação de amplicon a plasmídeos

9.Transformação de células competentes

10.Avaliação de plasmídeos recombinantes

11.Cinética de indução e análise da expressão

12.Purificação de proteína recombinante

13.Noções de bioinformática

14.Análise de polimorfismo genético de microrganismos.

Eliana Cezar - DRT 15.410/SP Embrapa Gado de Corte E-mail:eliana@cnpgc.embrapa.br Telefones: (67) 368-2142 e 368-2023

Visite nossa sala de imprensa: www.cnpgc.embrapa.br

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Embrapa Gado de Corte 25 anos  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/