01/06/02 |

Embrapa ganha prêmio da USDA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Adilson Mota, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu em maio, o prêmio "The Thirteenth Annual BARC Poster Day", em Beltsville, Maryland. Mota concorreu com 47 pesquisadores de todo o mundo. O trabalho teve como objetivo facilitar o entendimento das inter-relações e dos processos fisiológicos envolvidos no crescimento, reprodução, puberdade e digestão dos bovinos. O prêmio BARC Poster Day é promovido pela Beltsville Agricultural Research Center.

Novos genes - Adilson Mota pesquisou as Etiquetas de Seqüências Expressas (EST), das glândulas mamarias dos bovinos. As ESTs são formados por seqüências de ácido ribonucleico (RNA). Um conjunto de ESTs gera o transcriptoma (moléculas de RNA) das células. Na pesquisa, Adilson gerou dados sobre 5.000 novos ESTs, e descobriu 81 novos genes não descritos em outras espécies de mamíferos.

Técnica brasileira - O pesquisador usou a técnica "Orestes", metodologia adotada para construir "bibliotecas" de ESTs. Estas bibliotecas facilitam o trabalho de pesquisa, disponibilizando, com mais facilidade os dados sobre o RNA. Com isso, elimina-se qualquer informação não desejada e reduz-se os custos elevados da pesquisa. A "Orestes" foi desenvolvida no projeto de mapeamento do genoma da Xilella Fastidiosa, praga que ataca os cítricos. O mapeamento do genoma foi realizado no Brasil pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em conjunto com a Embrapa.

Rubens Neiva Embrapa Gado de Leite Tel: (032) 3249 - 4712 / (032) 9103 - 8029 Endereço eletrônico: neiva@cnpgl.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/