01/06/02 |

"Brasil tem a melhor soja orgânica do mundo", diz especialista

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"O Brasil tem a melhor soja orgânica do mundo. Nosso produto é conhecido no exterior pela qualidade do grão, como coloração, sabor, aroma e teor de proteína. E o mercado tem pago bons valores por isso". A afirmação é do presidente do Instituto Biodinâmico, Dennis Ditchfield, que participa nesta quarta-feira, às 15h30, da mesa-redonda "Soja Orgânica: situação atual e perspectivas", durante o II Congresso Brasileiro de Soja, promovido pela Embrapa em Foz do Iguaçu, de 3 a 6 de junho.

Segundo Ditchfield, a tonelada de soja orgânica está sendo comercializada a U$ 250. O Instituto Biodinâmico, maior certificadora brasileira, certifica atualmente uma área equivalente a 12 mil hectares de soja orgânica no país. "Temos percebido, um crescimento significativo. "Nesta safra, houve um aumento de 20% na área de soja orgânica brasileira", avalia.

O Brasil ainda tem longo caminho para aumentar sua produção de alimentos orgânicos. A certificação baseia-se em fatores econômicos, ambientais e sociais. "Os três fatores caminham juntos e são o pilar da produção sustentável", afirma.

A Argentina, por exemplo, produz 3,2 milhões de hectares de produtos orgânicos, enquanto o Brasil tem atualmente apenas 400 mil hectares. "Falta ao Brasil uma política de incentivo aos produtores. É preciso dar oportunidades para o agricultor", avalia.

A demanda por tecnologias específicas para o sistema orgânico também será destaque na mesa-redonda. O técnico da empresa Assessoar, que atende grupos de produtores no Paraná, Paulo Meyer, apresenta as necessidades de tecnologias, como controle biológico de pragas, proteção da fertilidade do solo, rotação de culturas e controle de erosão.

Assessoria de Imprensa do II CBSoja Carina Gomes (MTB 3914-PR) Fone: 522-2312 / 573-4269  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/