01/07/02 |

Embrapa lança cultivares de milho e sorgo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança para a safra 2002 / 2003 três cultivares de milho e duas de sorgo. Resultado das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) em todo o país, as cinco novas cultivares aliam produtividade, resistência e estabilidade de produção.

O BRS 1010 é um híbrido simples de milho com alta produtividade e sanidade. Esse milho foi o recordista de produção nos ensaios nacionais realizados nos últimos três anos. Além disso, o BRS 1010 é resistente à Phaeospheria e moderadamente resistente à mancha de Cercospora, duas das principais doenças da cultura do milho. A cultivar tem mostrado alta eficiência na utilização de fósforo, reduzindo os riscos causados pelos veranicos e contribuindo para maior estabilidade de produção.

Já o híbrido triplo BRS 3003 é um milho que alia duas características importantes para o sucesso da plantação: alta produtividade e estabilidade de produção (capacidade da cultivar de se adaptar às mudanças que ocorrem no ambiente). Os grãos desse novo híbrido da Embrapa são do tipo semiduro alaranjados (que vêm sendo preferidos pelo mercado) e possuem boa sanidade.

O BRS 1001 é outro híbrido simples de milho que chega pela primeira vez ao mercado. Ele possui alta produtividade, estabilidade de produção e boa resistência ao acamamento e ao quebramento. Além disso, o BRS 1001 é resistente à Cercosporiose, tem ciclo precoce e grãos duros e de cor alaranjada. A área de adaptação do BRS 1001, BRS 3003 e BRS 1010 é ampla: regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, norte do Paraná, sudoeste baiano e sul dos estados do Maranhão e do Piauí.

Além dos híbridos de milho, a Embrapa está lançando também para a próxima safra dois híbridos de sorgo, sendo um granífero e outro forrageiro. O BRS 307 é recomendado para os produtores de safrinha das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, em especial para situações de melhor tecnologia de produção e para altitudes inferiores a 700m. Ele alia alto potencial de produtividade de grãos e grande resistência à seca e às doenças mais comuns da cultura do sorgo. Os grãos do BRS 307 são vermelho-claros e têm excelente padrão comercial. Com o BRS 307, a Embrapa acrescenta mais um material competitivo à sua linha de híbridos graníferos comerciais.

O BRS 610 é um sorgo forrageiro de porte alto para silagem. Ele destaca-se pela produtividade de matéria seca, pela excelente sanidade foliar e pela resistência ao acamamento. É recomendado para o plantio na safra de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Seu potencial máximo de produção de matéria seca expressa-se melhor quando a semeadura é feita até meados de dezembro.

O lançamento oficial das cultivares será feito em 12 de julho, a partir das 9h, na Embrapa Milho e Sorgo, com a presença do diretor-presidente da empresa, Alberto Duque Portugal. Os materiais estão plantados na vitrine de tecnologias da Unidade, que será visitada pelos convidados para o lançamento. No mesmo dia, será inaugurado o Laboratório de Sementes e Análise Molecular. O laboratório conta com germinadores de sementes e incubadora para crescimento de plantas e realiza diversos tipos de análise.

Clênio Araújo

Embrapa Milho e Sorgo

telefone: (31) 3779.1000

endereço eletrônico: clenio@cnpms.embrapa.br

 

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Milho 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/