01/07/02 |

Rebanho de ovelha crioula cresce no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia-de-Campo na TV que vai ao ar no dia 26 de julho, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), apresentará o tema Ovelha Crioula, a nova raça brasileira. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A ovelha crioula lanada tem desempenhado um importante papel na manutenção do homem no campo, pois se adapta a diferentes condições de clima, solo e vegetação, inclusive em ambientes adversos para a criação de outros ovinos. As vantagens dessa nova raça brasileira podem ser comprovadas por vários fatores. No processo de produção de lã para artesanato e tapeçaria industrial, por exemplo, a ovelha crioula apresenta uma variedade natural de cores e um bom comprimento de mecha. A carne é bem aceita por ser magra, macia e com sabor diferenciado. Resistente e suave, a pele é de qualidade industrial superior.

Além disso, o animal é bastante rústico, resistindo bem a endoparasitas. Descendente do carneiro selvagem, do sudoeste asiático, a ovelha crioula teve sua origem no Brasil do século XVII. Ela surgiu do cruzamento entre os rebanhos trazidos pelos padres jesuítas e outras raças importadas a partir da colonização portuguesa. De acordo com a classificação internacional, o rebanho de Ovelha Crioula é considerado como população rara, pois conserva traços dos ovinos primitivos que lhe deram origem.

A Embrapa começou o trabalho de conservação e avaliação da raça em 1982, no Rio Grande do Sul, diante da ameaça de extinção do único grupamento conhecido. Em 2001, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu a raça ovina Crioula, em função de sua importância econômica e social.

O Dia-de-Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia-de-Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo, por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações Embrapa Informação Tecnológica Fone: (61) 448-4278 Endereço eletrônico: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Ovinos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/