01/07/02 |

Apicultores participam de curso de produção orgânica de mel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove, entre os dias 23 e 24 de julho, em Corumbá (MS), o curso Mel Orgânico do Pantanal, destinado a apicultores e pequenos produtores em áreas de assentamentos da região.

O evento tem coordenação da Embrapa Pantanal (Corumbá/MS) e o curso será ministrado pelo pesquisador Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI). Ricardo atua na área de produção e nutrição animal, com processamento e qualidade de mel. O objetivo do curso é dar aos apicultores informações sobre o potencial da região para produção de mel orgânico. A atividade pode ser uma opção para o desenvolvimento sustentável da região do Pantanal, além de agregar valor ao produto e viabilizar a inserção em novos mercados e dar suporte à preservação desse importante ecossistema brasileiro.

Flora Apícola - Um dos fatores que fazem do Pantanal uma região de grande potencial apícola é a riqueza de sua vegetação, que floresce durante quase todo o ano. Para dar subsídios aos apicultores da região, a Embrapa Pantanal realiza pesquisa na produção de mel e seus sub-produtos, na Fazenda Nhumirim, Pantanal da Nhecolândia. O levantamento inicial de produção, que se encontra no projeto realizado pela Embrapa Pantanal, constata o potencial da região. "Só em duas estações de produção de mel, o potencial de extração é de até 50 quilos/ano, dependendo, logicamente, de fatores climáticos favoráveis, bem como do local escolhido para a implantação do apiário", informou o pesquisador José Aníbal Comastri Filho, coordenador do projeto de produção apícola da Embrapa Pantanal.

No entanto, o pesquisador acrescenta que períodos prolongados de seca reduzem drasticamente as floradas, com conseqüente queda na produção, podendo, em alguns casos, necessitar de complementação alimentar para as abelhas, para evitar a extinção da colmeia. No Pantanal, as espécies de plantas mais procuradas pelas abelhas são assa-peixe, cumbaru, hortelãzinha, tarumeiro, nove horas, cruzeirinho, entre outras.

O inventário da flora apícola da região, catalogado pela equipe técnica da Embrapa Pantanal, indica o grande potencial deste recurso natural; a região não tem inverno rigoroso e está praticamente livre de inseticidas, oferecendo ambiente favorável à apicultura.

Hélio Magalhães - Reg. Prof.: 4911 MTb/MG Embrapa Pantanal Endereço eletrônico: helio@cpap.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Orgânica 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/