01/07/02 |

Leguminosas forrageiras são tema de evento

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de mostrar as alternativas de leguminosas para regiões brasileiras, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministéiro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, realiza uma série de palestras apresentadas por especialistas da área de pastagens. O evento acontece no dia 4 de agosto, na Fazenda Primavera, em Unaí, Minas Gerais, das 10 às 14h30.

O pesquisador Ademir Hugo Zimmer, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), vai mostrar resultados de experimentos com o Estilosantes Campo Grande, lançado no ano 2000. O evento está sendo organizado pela Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) e pela Sementes Mineirão da Fazenda Primavera. A inscrição é gratuita e inclui café da manhã e almoço na fazenda.

A programação inclui, ainda, as seguintes apresentações: adubação de solo, com o consultor Orlando Carlos Martins, Estilosantes Mineirão, com Ronaldo Pereira de Andrade, da Embrapa Cerrados; e sobre Desmodium (carrapicho) e Arachis (amendoim bravo), proferida por José Marques Pereira, da CEPLAC (Comissão de Estudos e Planejamento da Lavoura Cacaueira).

As leguminosas na recuperação de pastagens - O Estilosantes Campo Grande, desenvolvido e lançado pela Embrapa Gado de Corte, é mais uma opção de forrageira para recuperar pastagens e beneficiar a produção de bovinos. No desenvolvimento das pesquisas, a consorciação do estilosantes com pasto de braquiárias decumbens revelou as principais qualidades desta leguminosa para o tratamento de pastos degradados. A alta capacidade de fixação de nitrogênio no solo é uma delas. Tal característica possibilita o aumento da longevidade das pastagens. Outra qualidade é o elevado teor de proteínas desta leguminosa que, em comparação aos capins de braquiárias puras, proporciona ganhos de peso no rebanho na faixa de 20% a 30% a mais.

O Estilosantes Campo Grande dispensa a aplicação de fertilizantes nitrogenados, produtos compostos à base de petróleo. O pesquisador Zimmer explica que quando estes fertilizantes são aplicados em grande quantidade nas pastagens, contaminam os lençóis de água e causam danos ao solo. E mais, em relação ao uso de nitrogenados, a multilinha proporciona ao produtor uma redução de R$60,00 a R$80,00 em custos ao ano por hectare de pastagem.

Além destes benefícios, a leguminosa é resistente à antracnose, principal doença que ataca as leguminosas. A antracnose provoca a queda das folhas da planta e pode até matá-las. O pesquisador comenta que as apresentações sobre o uso de plantas leguminosas devem incentivar os produtores a fazerem maior uso delas, já que serão mostrados resultados que comprovam melhorias na qualidade da produção e diminuição de gastos.

Para participar do dia-de-campo, os interessados poderão entrar em contato com a Embrapa Cerrados pelos telefones (61) 388-9878/9940/9841 ou Sementes Mineirão (Fazenda Primavera), (38) 3676-8000. O dia-de-campo também será transmitido ao vivo pelo Canal do Boi, canal 9 (antena parabólica) e canal 23 (Multicanal).

Eliana Cezar (DRT 15.410/SP) E-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br Embrapa Gado de Corte Telefones: (67) 368-2142 e 368-2023 E-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/