01/05/02 |

Embrapa busca parcerias em projetos de pesquisa nos EUA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Laboratório Virtual da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Exterior (Labex), cujo objetivo é ampliar a cooperação científica entre pesquisadores brasileiros e americanos, traz o diretor do Centro de Pesquisas para Utilização de Produtos Agrícolas, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Peter Johnsen, para visitar a Embrapa Soja (Londrina/PR), propriedades rurais e cooperativas da região. Os pesquisadores do Labex, Antônio Panizzi e Mercedes Panizzi, que acompanham Johnsen à Londrina, afirmam que o centro coordenado por ele, é o parceiro ideal para a Embrapa em trabalhos cooperativos, referentes à utilização de commodities.

"Os americanos estão avançados no desenvolvimento de tecnologias e novos usos para a soja e o milho, principalmente, no que diz respeito à utilização dessas commodities no desenvolvimento de produtos biológicos, como biocombustíveis e plásticos biodegrádaveis, assim como novos produtos alimentares e que contribuem para a melhoria da qualidade de vida", dizem os brasileiros.

Os Panizzi deixaram a Embrapa Soja, em janeiro, para assumir funções no Labex-EUA e estão lotados no National Center for Agricultural Utilization Research, que se dedica a pesquisas de transformação de matérias-primas agropecuárias, especialmente soja e milho, em produtos de maior valor agregado. "As parcerias de pesquisa devem atender aos interesses dos dois países, cujo objetivo final é o desenvolvimento de um agronegócio sustentável para os parceiros envolvidos".

Há 3 meses nos EUA, os brasileiros abriram algumas frentes para negociar parcerias, tendo mantido contatos na United Soybean Board - órgão destinado a financiar pesquisas referentes a utilização industrial da soja - na Universidade de Illinois, e outras unidades do USDA/ARS em Missouri, Nebraska e Carolina do Norte. "Também temos participado de reuniões técnicas e congressos, além de apresentar o trabalho da Embrapa nos EUA", contam

O pesquisador Johnsen visita, na segunda-feira, dia 22, a Embrapa Soja. Depois, ele segue para a sede da Embrapa, em Brasília. Johnsen voltará ao Brasil em junho, quando vai ministrar palestra no II Congresso Brasileiro de Soja, a ser realizado, em Foz do Iguaçu (PR). O grupo de pesquisadores poderá atender a imprensa na segunda-feira, dia 22, pela manhã, no auditório da Embrapa Soja.

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Telefone: (43) 371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/