01/05/02 |

Complexo Soja é tema de Congresso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Mais de 400 trabalhos científicos estão inscritos no II Congresso Brasileiro de Soja e no Mercosoja 2002, eventos a serem realizados de 3 a 6 de junho de 2002, em Foz do Iguaçu/PR. Para debater o tema Perspectivas do agronegócio da soja são esperados 2 mil cientistas, professores, agrônomos, produtores, estudantes e empresários que atuam na cadeia produtiva da soja do Cone Sul.

Já estão confirmados 60 palestrantes da América Latina, Europa, Estados Unidos e África do Sul para participar de 7 conferências e 20 mesas redondas. Além disso, estão programados eventos paralelos sobre transferência de tecnologias, uso da soja na alimentação humana e rodadas de negócios.

Durante o Congresso, serão abordados os mais diferentes aspectos da cultura da soja, como as novas doenças; o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas; as perspectivas da produção e da pesquisa de soja no Cone Sul; a política agrícola e a gestão da propriedade rural; entre outros assuntos.

Novos usos

Durante o Congresso, os palestrantes irão mostrar que a soja pode representar novas oportunidades de negócios para quem compõe a cadeia produtiva do grão. A utilização da soja como biodiesel vem sendo aprimorada por centros de pesquisa brasileiros e americanos. O Centro de Pesquisas para Utilização de Produtos Agrícolas, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos descobriu que a introdução de 2% de óleo de soja pode melhorar o desempenho dos motores e reduzir a poluição ambiental. "Este será um dos destaques do Congresso", avalia o presidente do evento, Décio Gazzoni.

Segundo ele, a utilização da soja como alimento funcional, aqueles que mantém a saúde e previnem doenças, também vem ganhando cada vez mais a adesão da comunidade científica. O ginecologista Kyung Koo Han, da Escola Paulista de Medicina, UFSP, por exemplo, vai falar sobre a utilização de isoflavonas (fitoestrégenos presentes na soja) no controle de sintomas do climatério. Em um estudo, o médico forneceu doses diárias de 100 mg de isoflavona para mulheres na menopausa. Em 80% dos casos, houve melhora nos sintomas das mulheres avaliadas.

Ferrugem da Soja

Um dos debates mais esperados no Congresso é sobre a ferrugem de soja, uma das mais sérias doenças que atingem a cultura. A doença, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, provocou lesões e queda prematura nas folhas de lavouras do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás. "Apesar de não termos um levantamento definitivo, de acordo com os produtores de Goiás, houve uma redução de cerca de 10% no rendimento da soja na região. Em casos drásticos, as perdas atingiram 50%", afirma o pesquisador, José Tadashi Yorinori, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O II Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja serão promovidos pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Embrapa Soja (Londrina/PR). Mais informações na homepage do congresso em www.pjeventos.com.br/cbsoja, pelo telefone (43) 371-6336 ou pelo e-mail: cbsoja@cnpso.embrapa.br

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Telefone: (43) 371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/