01/05/02 |

Agronegócio da soja é tema de congresso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A América Latina produziu na safra 2001/2002 cerca de 77 milhões de toneladas de soja, aproximadamente 42% da produção mundial. Só no Brasil, segundo maior produtor mundial do grão, o agronegócio da soja movimenta entre 30 e 50 bilhões de dólares. Durante o II Congresso Brasileiro de Soja, a ser realizado de 3 a 6 de junho de 2002, em Foz do Iguaçu, PR, as Perspectivas do agronegócio da soja serão o tema principal.

A conferência de abertura vai abordar a demanda e o consumo de soja no mundo: uma perspectiva para 2020. O tema vai ser abordado pela coordenadora do International Institute for Food Policy Research, (centro internacional de pesquisa que estuda as políticas mundiais de abastecimento alimentar) Rajul Pandhya-Lorch.

Além disso, durante o Congresso, serão debatidos os mais diferentes aspectos da cultura da soja, como as novas doenças; o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas; a soja como alimento e seu efeito na saúde humana; as perspectivas da produção e da pesquisa de soja no Cone Sul; a política agrícola e a gestão da propriedade rural e os novos usos da soja, entre outros assuntos.

Sessenta palestrantes da América Latina, Europa, Estados Unidos e África do Sul apresentarão sete conferências e 20 mesas redondas. Também vão ser apresentados 400 trabalhos científicos em forma de pôsteres. Além da programação científica, serão realizados eventos paralelos sobre a transferência de tecnologia, ferrugem da soja e usos da soja na alimentação animal. Cerca de 70 estandes com produtos, serviços e tecnologias sobre o agronegócio serão apresentados em uma Feira Paralela.

O presidente do Congresso, Décio Luiz Gazzoni, diz que uma das inovações da programação é a "Clínica da Soja", serviço a ser prestado por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para tirar dúvidas técnicas dos participantes do evento. Durante duas horas diárias os pesquisadores ficarão à disposição para atender aos congressistas.

O evento deve reunir mais de dois mil cientistas, professores, agrônomos, produtores e empresários que atuam na cadeia produtiva da soja do Cone Sul. O Congresso e o Mercosoja 2002 serão promovidos pela e Embrapa Soja (Londrina/PR) e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja).

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Telefone: (43) 371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/