01/05/02 |

Herbário tem 19 mil plantas do Pantanal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O "Herbário CPAP", da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi montado em 1984, pelos pesquisadores Vali Joana Pott e Arnildo Pott. A sigla foi registrada no "Index Herbariorum", em 1990. Mas o que é, afinal, um herbário? Numa definição mais ampla, herbário é o local onde se guarda uma coleção de exsicatas (plantas secas) para estudo. É uma ferramenta de trabalho para taxonomistas encarregados de identificar as plantas e serve para documentar pesquisa em Flora e Ecologia. O nome científico da espécie é a palavra chave para a comunicação científica e consulta bibliográfica.

A finalidade de um herbário é manter uma coleção de referência das plantas nativas do Pantanal e também fornecer subsídios para o conhecimento da biodiversidade para manejo da vegetação e conservação da Natureza. Atualmente, o Herbário CPAP, instalado na Embrapa Pantanal (Corumbá/MS), possui aproximadamente 19 mil exsicatas de plantas das diversas sub-regiões do Pantanal, da Bacia do Alto Paraguai e outras regiões. Esta é a mais completa coleção do Pantanal e a maior em Mato Grosso do Sul. Neste trabalho estão incluídos, também, coletas feitas em parceria com botânicos nacionais e internacionais.

As plantas são coletadas, prensadas em jornal, papelão, alumínio corrugado e secas em estufa ventilada. As exsicatas, coladas em cartolina e guardadas em armários de aço especiais para herbário, recebem uma etiqueta com registro dos dados de campo (por exemplo, uso apícola, medicinal, forrageira, madeireira, tóxica, etc.). As etiquetas são geradas por computador com os dados das cadernetas de campo e registrados no banco de dados do herbário. Plantas coletadas sem estruturas férteis (sem flores e frutos) muitas vezes são trazidas e plantadas em casa de vegetação ou tanques de plantas aquáticas, para multiplicação e posterior estudo do material fértil.

A Embrapa Pantanal mantém intercâmbio com 33 herbários brasileiros e estrangeiros, além de atender às solicitações de empréstimos ou doações a outras instituições de pesquisa. O Herbário CPAP atende a visitantes de escolas de vários níveis e, visando fortalecer o conhecimento em botânica para dinamizar o papel deste ramo da ciência na educação ambiental, oferece palestras sobre plantas úteis do Pantanal e treinamento em técnicas de herbário para professores de Ciências Naturais de escolas de ensino fundamental e médio. Os maiores inimigos do herbário são os insetos que destroem as flores e os frutos. Para manter a coleção livre destas pragas o material é desinfestado e submetido a -18ºC. Os armários são mantidos com cânfora e naftalina.

As catalogações de plantas foram de fundamental importância na elaboração dos livros "Plantas do Pantanal", também traduzido para o inglês, onde são apresentadas 520 espécies de plantas. Outro livro também produzido foi "Plantas Aquáticas do Pantanal", com catalogação de 246 espécies. Em ambos os livros as espécies estão acompanhadas de fotos coloridas, nome científico, nome comum e breve descrição da espécie. Constam, ainda, a utilidade, cultivo, ecologia, ocorrência e distribuição das espécies. Todo este material serviu como base de consulta na produção do vídeo sobre plantas do Pantanal, lançado pela Embrapa Pantanal em parceria com o Sebrae/MS.

Hélio Magalhães - MTb/MG 4911 Embrapa Pantanal Tel.: (67) 233-2430 E-mail.: helio@cpap.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/