01/05/02 |

Dia-de campo ensina a diagnosticar doenças em bovinos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Gado de Corte, uma das 40 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, realiza na próxima terça-feira (28 de maio) o dia-de-campo "Diagnóstico Laboratorial de Patógenos em Bovinos I", com o objetivo de ensinar aos participantes procedimentos pré-laboratoriais e laboratoriais no diagnóstico dos principais problemas sanitários de bovinos.

Destinado a médicos-veterinários, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de ciências agrárias e biológicas, o dia-de-campo constará da estrutura de estações técnicas e laboratoriais, em que serão abordados aspectos práticos e teóricos de diferentes meios de diagnóstico. Os participantes vão aprender métodos para coleta, remessa e transporte de material biológico, diagnóstico de ecto e endoparasitos (que vivem na superfície ou interior do hospedeiro, respectivamente), vírus e bactérias.

O tema Diagnóstico Molecular também está na programação e será apresentado por meio da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), que amplia e detecta fragmentos específicos de DNA de microrganismos. "A PCR é um método de diagnóstico que consegue detectar diretamente a presença de pequeno número de um determinado microrganismo e não somente os anticorpos formados contra ele, como acontece com o teste ELISA", explica o pesquisador Flábio Araújo, um dos coordenadores do dia-de-campo.

O dia-de-campo é uma oportunidade para os alunos de graduação se aprofundarem mais na prática de laboratório. "Para os que já atuam na área é uma forma de se reciclarem e aprenderem coisas novas", diz o pesquisador, lembrando que os participantes também terão acesso às tecnologias que, no Brasil, só são oferecidas pela Embrapa Gado de Corte como o diagnóstico de brucelose por meio das técnicas de fluorescência de polarização e rap test, que garantem um resultado mais rápido e sensível.

Neste evento serão discutidos os problemas mais comuns em bovinos de corte como a verminose, que geralmente não apresenta sinais clínicos e é de difícil percepção, causando perda de peso nos animais. A doença traz um prejuízo de 170 milhões de dólares/ano ao Brasil Central.

Outro assunto abordado será a resistência da mosca-dos-chifres e de carrapatos à pesticidas. "É necessário saber identificar a qual tipo de princípio ativo o parasito já apresenta resistência para que não se cometa erro na hora da compra", explica Cleber Soares, coordenador do evento, informando que os produtores brasileiros gastam anualmente 2,6 bilhões de dólares no combate à doenças provocadas por ectoparasitos.

Técnicas para o diagnóstico da Brucelose também fazem parte da programação. A doença provoca aborto nos últimos meses de gestação da vaca, trazendo grandes prejuízos, além do risco de poder infectar outros animais do rebanho e o homem. O mal é responsável por uma perda anual de 100 milhões de dólares no País.

A febre aftosa é provocada por um vírus que causa feridas nas patas e na mucosa bucal do animal e é outra doença que terá as formas de diagnóstico apresentadas. Famosa por representar um dos principais problemas com relação às barreiras sanitárias de exportação, ela é a que mais assusta os produtores.

De acordo com a coordenação do evento, foram abertas 40 vagas. A carga horária é de 8 horas/aula e a inscrição custa R$ 20,00 para estudantes e R$ 40,00 para profissionais. Os inscritos receberão material didático elaborado por técnicos especializados em cada tema. O almoço também está incluído na taxa.

Outras informações sobre o dia-de-campo podem ser obtidas com Marcela Nascimento, pelo telefone (67) 368-2144.

Eliana Cezar - DRT 15.410/SP Embrapa Gado de Corte Telefones: (67) 368-2142 e 368-2023 E-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br

Visite nossa sala de imprensa: http://www.cnpgc.embrapa.br

Embrapa Gado de Corte 25 anos 1977-2002  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/