01/08/02 |

Maçã brasileira pronta para conquistar mercado internacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Brasil está pronto para conquistar novos mercados para a maçã nacional, além de garantir o lugar já conquistado entre os países da União Européia, cujas vendas renderam, no ano passado, 18 milhões e 139 mil dólares. Este ano, o país colherá a sua primeira produção comercial com certificação de produção integrada, passaporte indispensável para continuar garantindo a exportação da fruta para a União Européia a partir do ano que vem. A maçã produzida por esse sistema só recebe agroquímicos se for indispensável.

A primeira safra comercial da fruta dos tipos gala e fuji produzidas em 8.500 ha, pelo Programa de Produção Integrada de Maçã serão colhidas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. São frutas que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está levando para degustação dos visitantes da Casa da Tecnologia, na Expointer. Resultado de quatro anos de trabalho dos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), que desenvolveram um sistema de produção integrada de maçã pioneiro no Brasil. O trabalho teve a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o o apoio da Associação Brasileira de Produtores de Maçã.

É um método de cultivo que apresenta menor impacto ambiental. Mesmo os agroquímicos registrados oficialmente para a cultura somente podem ser utilizados se não oferecerem maior risco ao homem e ao meio ambiente. Pela técnica, todas as etapas da produção são controladas, desde a escolha da muda até a pós-colheita, contribuindo com elementos objetivos para a certificação da produção e para a sua rastreabilidade, garantindo ao consumidor a qualidade do produto e a ausência de resíduos químicos acima dos limites estabelecidos por lei. Todo esse processo é acompanhado por uma empresa certificadora, credenciada pelo INMETRO, que emite um selo de qualidade, garantindo que aquela maçã foi cultivada dentro de padrões rígidos de qualidade.

Sandra Zambudio - MTb939/81 Assessoria de Comunicação Social Fone (61) 448-4039 Endereço eletrônico: zambudio@sede.embrapa.br Atendimento da Embrapa à Imprensa na Expointer: Fernando Taroco - MTb 6725/88 - RS  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Temperadas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/