01/08/02 |

Aveia é tema de dia-de-campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia-de-Campo na TV que vai ao ar no dia 16 de agosto, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema Aveia: grãos, forragem e cobertura de solo. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O período da seca traz sempre grandes prejuízos para a maioria dos pecuaristas brasileiros. Entre maio e setembro, com a falta de chuvas, a disponibilidade de forragem das pastagens é a mais baixa do ano. Assim, o gado de corte perde peso e o leiteiro produz menos. Uma das alternativas para reverter esse quadro é o uso da aveia para o pastejo, um sistema que vem sendo testado desde 1998 pela Embrapa.

Existem inúmeras espécies de aveia, porém, no Brasil são cultivadas apenas as variedades branca e preta. As duas destacam-se nos cultivos de safrinha por cobrirem rapidamente o solo, impedindo o desenvolvimento de plantas daninhas.

Juntas, as aveias branca e preta, são importantes nos sistemas agropecuário por fornecerem uma forragem de alta qualidade na estação seca, seja como forragem verde cortada, em pastejo, ou na forma de feno ou silagem. Seus grãos são importantes para a alimentação animal e, no caso da aveia branca, também para a alimentação humana.

O cultivo da aveia em áreas essencialmente agrícolas mantém o solo coberto durante a estação seca, evitando que ocorram a erosão e a infestação de plantas daninhas. Essa prática permite reduzir os gastos com adubo e herbicidas, além de preservar os recursos naturais. Quando semeada em sucessão às culturas anuais de verão, a aveia é eficiente na reciclagem de nutrientes no solo, melhorando o rendimento de culturas subseqüentes.

O Dia-de-Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia-de-Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações

Embrapa Informação Tecnológica Fone: (61) 448-4278 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/