01/08/02 |

Aromas e saúde na VII Feira Botânica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em qualquer parte do mundo, toda família que se preze tem um chá recomendado pela avó contra algum mal. Antes disso, há milhares de anos, os índios brasileiros já faziam uso das plantas medicinais e aromáticas em seus rituais e no processo de cura de enfermidades. No Brasil, que abriga cerca de 20% da biodiversidade mundial, estima-se que existam 55 mil espécies de plantas das quais quase nada se sabe ou conhece.

Embora o mercado internacional de fitoterápicos movimente algo em torno de US$ 10 bilhões e só no Brasil sejam US$ 260 milhões/ano, a pesquisa e desenvolvimento de produtos é mínima, e realizada basicamente por pequenas empresas e laboratórios.

A iniciativa pública no setor registra o programa desenvolvido pela extinta Central de Medicamentos (Ceme), nos anos 80/90. Em 2001, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Ibama realizaram uma reunião técnica sobre recursos genéticos de plantas medicinais e aromáticas envolvendo estratégias para sua conservação e manejo sustentável.

Os trabalhos de pesquisa estão sendo retomados com ênfase no resgate e conservação de espécies ameaçadas, visando também a sua caracterização e recomendações de uso. O estado atual desses trabalhos e sua perspectiva é o que estará sendo mostrado na VIII Feira Botânica de Brasília no Shopping CasaPark, nos dias 31/08 e 1º/09/2002.

Evento: VIII Feira Botânica de Brasília Local: Shopping CasaPark SGVC Sul lote 22 (ao lado do Carrefour Sul) Data/Horário: 31 de agosto (Sábado) das 10h às 21h e 1º de setembro (Domingo) das 10h às 18h

Contatos: Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia : 448 4769/70 Pesquisador: Roberto Fontes Vieira Entrada Franca  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/