01/08/02 |

A vez da agricultura no debate com os candidatos à Presidência da República

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os quatro principais candidatos à Presidência da República debaterão na próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, às 14 horas, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), assuntos de interesse do setor agropecuário nacional e apresentarão suas propostas de solução para as questões apresentadas pelos produtores rurais. Em parceria com o Canal Rural e a Rádio Rural, da RBS, a CNA busca proporcionar a cada candidato a possibilidade de esclarecer o que pensa sobre 10 temas básicos encaminhados aos presidenciáveis, como agricultura e meio ambiente; crédito rural; direito de propriedade e reforma agrária; questões trabalhistas; subsídios agrícolas mundiais; biotecnologia; defesa sanitária; pesquisa e extensão rural; seguro de produção e renda; e tributação na agropecuária.

Consultados por meio do sistema de pesquisa do Projeto Conhecer da CNA, 15.140 produtores rurais escolherão quatro desses temas para o debate com os presidenciáveis. Metodologicamente, o perfil dos consultados representa a parcela de 540.928 produtores rurais comerciais. Juntos, significam 85% do chamado Valor Bruto da Produção agrícola, que mede o faturamento bruto dos 25 principais produtos agropecuários, e 77% do total do efetivo pecuário. Utilizado como instrumento para aferir a opinião dos produtores representados pela CNA, o Projeto Conhecer já contribuiu para a entidade firmar posições quanto a temas como Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), produtos transgênicos, renegociação das dívidas rurais, planos de safra e aposentadoria rural, entre outros.

"Os candidatos terão de falar de agricultura e dar respostas aos nossos problemas", resume Antônio Ernesto de Salvo, presidente da CNA e do Conselho Superior de Pecuária e Agricultura do Brasil (Rural Brasil), organização integrada pela CNA, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), União Brasileira da Avicultura (UBA), Conselho Nacional do Café (CNC) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). "Que eles dêem as idéias que vão orientar o País como, por exemplo, se o Brasil endurecerá o jogo nas relações internacionais ou o real alcance de uma reforma tributária".

Regras - O debate terá sete blocos de 15 minutos cada e será conduzido pela jornalista Ana Amélia Lemos, diretora da sucursal da RBS em Brasília. No primeiro bloco, cada candidato terá três minutos para expor seu programa para o setor agropecuário. A partir do segundo bloco, haverá o sorteio das perguntas entre os quatro candidatos. Serão formuladas duas perguntas para cada um dos quatro temas mais votados pelos produtores rurais. Os candidatos não têm conhecimento prévio das questões elaboradas pela assessoria técnica da CNA e do Rural Brasil. O candidato sorteado terá dois minutos para responder à questão e os outros três candidatos terão um minuto para seus comentários a respeito do mesmo tema. Ao final, o primeiro candidato terá outro minuto para sua tréplica. No último bloco, os candidatos terão três minutos para as considerações finais. O candidato que for citado ofensivamente terá, a critério da mediadora, 30 segundos de direito de resposta.

Cobertura - Os jornalistas credenciados para acompanhar o debate na CNA deverão retirar sua credencial no dia do evento, 26 de agosto, na recepção do Edifício Palácio da Agricultura, no Setor Bancário Norte, onde fica localizada a sede da entidade, em Brasília.

Repórteres fotográficos e cinegrafistas, devidamente credenciados, poderão permanecer no auditório do debate até cinco minutos antes do início do evento. Depois disso, esses profissionais assistirão ao debate nas salas de imprensa, juntamente com os demais jornalistas.

É vedado o acesso ao auditório de profissionais não credenciados, onde poderá permanecer um representante por veículo. No local, com capacidade para 116 pessoas, estarão 84 convidados e 32 jornalistas credenciados. As duas salas de imprensa serão equipadas com telão - no qual será transmitido o debate - telefones, computadores com acesso à Internet, aparelhos de fax e impressoras. O local terá capacidade para abrigar até 140 jornalistas.

Cada candidato terá uma sala individual com capacidade para até 15 pessoas para acomodar sua assessoria e receber os jornalistas para eventual entrevista coletiva após o debate. A sala contará com TV, computador e impressora.

Para acompanhar o debate pela televisão, basta sintonizar o Canal Rural, pelo canal 35 da TV à cabo NET/SKY. É possível assistir, ainda, pela parabólica, freqüência 4171 B1 transponder 12 A 2 horizontal áudio 6.0 ou pela Internet : clicrbs.com.br - acessando clic station. O debate também poderá ser acompanhado pela Rádio Rural, bastando sintonizá-la na AM 1120 ou pela parabólica freqüência 4171 B1 transponder 12 A 2 horizontal áudio 4.2.

Departamento de Comunicação da CNA Fone : (0xx) 61-326.3161 ramais 221 e 222 Visite o site da CNA www.cna.org.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/