01/08/02 |

Embrapa pesquisa controle de invasoras em pastagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Resultado da demanda de novas tecnologias para o controle de plantas daninhas de pastagens, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por intermédio da unidade Embrapa Gado de Corte (MS), está desenvolvendo vários projetos sobre o tema. O país é carente de pesquisas em metodologias que comprovem a eficiência e a eficácia de produtos para controle de invasoras. As plantas daninhas podem causar vários prejuízos, não só para a boa formação e produtividade do pasto, mas para o bolso do pecuarista.

Pesquisadores da unidade vêm desenvolvendo estudos nessa área, com o objetivo de controlar as invasoras. Os resultados de alguns trabalhos já estão sendo repassados à sociedade. O pesquisador Saladino G. Nunes apresentou o trabalho "Eficácia de Herbicidas para Controle da Falsa-Ciganinha (Riedeliella graciliflora) durante o XXIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, que aconteceu entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, na cidade de Gramado/RS.

A falsa-ciganinha é uma planta tóxica para bovinos e invade pastagens cultivadas. O experimento para avaliar produtos químicos para o controle dessa invasora foi inciado em 2001 e passou por diferentes testes. Avaliações periódicas dos efeitos fitotóxicos e rebrotes foram conduzidas por um período experimental de 360 dias. O herbicida 2,4 D + Plicloran (nome comercial: Tordon) foi apontado como o de maior eficácia e eficiência no tratamento.

Nesse mesmo Congresso, a doutoranda Cristiane G. de Mendonça, da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (ESALQ/USP), apresentou uma pesquisa sobre "Características Ultra-estruturais das Superfícies Foliares de Plantas Daninhas", incluindo a ciganinha (Memora peregrina). "O estudo da morfologia da folha da invasora é essencial para o seu controle", explica o pesquisador Saladino.

Outros projetos sobre plantas daninhas estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores do Centro, como: Levantamento de Invasoras de Pastagem na Região Centro Oeste do Brasil, coordenado por Arnildo Pott; Mapeamento Via Satélite no Mato Grosso do Sul da Invasora Ciganinha, que está sendo coordenado por Osni Corrêa de Souza; Biologia e Método de Controle de Plantas Invasoras de Pastagens, do pesquisador Saladino; e, Principais Insetos Pragas da Ciganinha, planta invasora de pastagens, coordenado por Wilson W. Koller.

As pesquisas sobre esse tema estão sendo conduzidas, na Unidade, desde 1994 e contam com a parceria da empresa Dow AgroSciences.

Em breve, deve ser lançado um manual de identificação prática de espécies, em forma de livro ilustrado impresso e outro digital, em CD-Rom interativo. Também devem ser apresentados comunicados técnicos sobre o controle e mapeamento da ciganinha, resultado dos projetos em andamento, e uma página eletrônica sobre identificação e controle de plantas daninhas nas pastagens.

Gisele Rosso - DRT 3091/PR Embrapa Gado de Corte Telefones: (67) 368-2142 e 368-2023 E-mail: girosso@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/