01/08/02 |

Embrapa e FAO transferem tecnologias ao Iraque

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante 11 meses, o pesquisador Paulo Roberto Galerani, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esteve atuando como consultor no Iraque, a convite da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Atualmente, a FAO coordena, no Iraque, o Programa "Oil-for-Food" ( Programa Petróleo-por-alimento), que consiste na reabilitação da agropecuária do Norte do Iraque. Por intermédio da FAO, 13% dos recursos de petróleo exportados pelo Iraque são direcionados ao programa Oil-for-Food.

Inicialmente, a atuação da FAO no norte do Iraque restringia-se à distribuição de alimentos à população que sofria as sanções impostas pelo governo, principalmente devido aos objetivos separatistas dessa região. "A atuação da FAO no Iraque mudou com o tempo, evoluindo de um simples programa humanitário ao desenvolvimento de um programa de reabilitação agrícola na região", explica Galerani.

No Iraque, Galerani trabalhou na introdução de novas práticas agrícolas como o cultivo do girassol, da soja e do milho. Com esses sistemas agrícolas, técnicas modernas e conceitos de sustentabilidade, como a rotação de culturas e o plantio direto, foram introduzidos. Além disso, o pesquisador deu ênfase à transferência de tecnologia, treinando profissionais da extensão rural em conjunto com professores das universidades estaduais. "A idéia é formar uma base para que a própria comunidade continue o trabalho posteriormente", diz.

Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Telefone: (43) 371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/