01/09/02 |

Embrapa não fará testes com transgênicos em humanos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Ao contrário do publicado pelo jornal O Globo, no dia 10 de setembro de 2002, em matéria intitulada "Brasil testa transgênico em humanos este ano", a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) NÃO FARÁ TESTES COM TRANSGÊNICOS EM SERES HUMANOS.

Os testes que a Embrapa fará são de segurança alimentar e ambiental, a serem realizados em laboratórios, em casa de vegetação e no campo, com o objetivo de avaliar as características agronômicas e o impacto ambiental que tais tecnologias eventualmente produzam. Além disso, serão utilizados animais para avaliação toxicológica e nutricional, bem como realizados testes de alergenicidade em laboratórios, sem, inicialmente, a utilização de animais. Portanto, em momento algum, pesquisadores da Embrapa afirmaram, durante o I Simpósio Brasileiro sobre Avaliação de Segurança de Alimentos Geneticamente Modificados, que tais testes serão realizados em seres humanos.

Vale ressaltar também que, de acordo com a legislação vigente no país, testes com humanos devem ser conduzidos por instituições da área de saúde, fugindo, portanto, da competência da Embrapa, que é pesquisa agropecuária.

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone - 61-448-4012  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/