01/09/02 |

Simpósio discute segurança de alimentos geneticamente modificados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As diferentes perspectivas de segurança alimentar de alimentos derivados de organismos geneticamente modificados serão apresentadas e discutidas no Primeiro Simpósio Brasileiro sobre Avaliação de Segurança de Alimentos Geneticamente Modificados, de 8 a 11 de setembro, no Hotel Marina Palace, Leblon, Rio de Janeiro. Vão participar alguns dos mais importantes especialistas do mundo, brasileiros e estrangeiros, em atividade em universidades e centros de pesquisa, em instituições internacionais e governamentais e no setor privado.

O Simpósio é uma iniciativa dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Saúde, e da Ciência e Tecnologia, organizado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e apoio da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, (ANVISA). A mesa de abertura contará com a presença dos ministros Marcus Vinicius Pratini de Moraes ("A importância da avaliação de segurança dos alimentos derivados de plantas geneticamente modificadas para a agricultura brasileira"), Barjas Negri ("Segurança de Alimentos Geneticamente Modificados e saúde") e Ronaldo Mota Sardenberg ("Biossegurança no Brasil"), com o Diretor-Presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, e o representante da Organização Mundial do Comércio, João Magalhães, que falará sobre A OMC e os Organismos Geneticamente Modificados.

O evento será restrito a convidados, profissionais que atuam nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, agronomia e afins, e que lidam com regulamentação. O resultado das discussões sobre alguns grandes temas - avaliação de segurança do ADN inserido, proteína expressa e toxicologia, alergenicidade e estudos de equivalência nutricional - será reunido em recomendações técnicas que serão encaminhadas aos setores pertinentes do governo brasileiro.

Após o Simpósio, será realizado um Curso de Detecção de Organismos Geneticamente Modificados na Cadeia Alimentar, também para convidados, coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos. O curso objetiva atualizar e treinar profissionais no estado da arte das metodologias para detecção e quantificação de organismos geneticamente modificados na cadeia alimentar, com enfoque em grãos, ingredientes alimentícios e alimentos processados.

João Eugênio Embrapa Agroindústria de Alimentos Endereço Eletrônico: joão@ctaa.embrapa.br Fone: (21) 2410.7400  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/