01/09/02 |

Curso de Qualificação de Multiplicadores para a Cultura do Coco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE) Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com o Sindicato Nacional dos Produtores de Coco, Secretaria de Agricultura da Bahia e Ceplac, estará promovendo de 01 a 03 de outubro, em Salvador, o Curso de Qualificação de Multiplicadores para a Cultura do Coco.

A cultura do coqueiro compõe a paisagem do litoral nordestino, assumindo posição importante como atividade geradora de emprego e renda. Embora predomine nessa área, o coqueiro vem se interiorizando na própria região Nordeste e se estendendo para outras regiões onde seu cultivo não é tradicional, como nos estados da região Norte, Sudeste e Centro-oeste.

O Brasil possui condições naturais propícias ao cultivo do coqueiro, de modo especial, o litoral e as áreas irrigadas do Nordeste e parte do Norte, Sudeste e Centro-oeste. Essa situação favorável de solo e clima deve ser potencializada com recursos tecnológicos que promovam a sustentabilidade dos sistemas de produção, seja sob ótica agroecológica, seja sob o aspecto econômico.

O curso tem por objetivo contribuir para o aumento da competitividade da nucicultura nacional, abordando aspectos econômicos da cultura e sua dinâmica de mercado, transmitindo diversas práticas de manejo, requeridas pela cultura para que seu desenvolvimento tenha garantia de produção e retorno econômico, com trocas de conhecimentos tecnológicos e experiências e auxiliando no processo de estruturação da cadeia produtiva e controle de pragas e doenças.

A metodologia do evento será dividida em duas partes: uma teórica, que será realizada no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Salvador, e outra com aulas práticas nas fazendas São Lucas e Coqueiro do Sauípe, ambas na Linha Verde. A programação contará com a participação dos pesquisadores da Embrapa: Wilson Aragão, Edson Passos, Lafayette Franco sobral, Humberto Fontes, Dulce Regina, Luiz Alberto Siqueira e Joana Maria Ferreira.

Os organizadores do curso esperam aumentar o grau de qualificação dos técnicos e do processamento do coco no Brasil, com qualificação, visando a organização de formas associativas dos produtores, dotando estes e trabalhadores dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento da moderna produção rural, além de incentivar a agroindustrialização.

Informações: Embrapa Tabuleiros Costeiros Endereço eletrônico: jornalista@cpatc.embrapa.br Tel.: (79) 226-1361 / Fax: 217-7251  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/