01/09/02 |

Seminário discute importância da mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Sete pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Unidade da Empresa Brsileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão na programação de palestras do seminário A Importância Econômica e Social da Mandioca e seus Subprodutos para Alagoinhas e Região, que acontece nestas terça e quarta-feira, 24 e 25, no Centro de Cultura daquela cidade.

No primeiro dia, a partir das 9h30, o pesquisador e presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca, Chigeru Fukuda, vai abordar os aspectos econômicos e sociais da mandioca, com ênfase na situação baiana. Depois, com palestra programada para as 10h45, o pesquisador Joselito Motta fala sobre Potencialidades, usos convencionais e alternativos da mandioca. Ele vai promover também a degustação de pães feitos à base de fécula de mandioca e farinha de trigo.

Na quarta-feira, a partir das 8h15, a pesquisadora Wania Fukuda fala sobre Variedades da mandioca e seus usos. Em seguida, o fitotecnista Jayme Gomes aborda o tema Solos e adubação, com ênfase em experiências realizadas na região de Alagoinhas. Logo depois, o pesquisador Pedro Mattos aborda questões sobre o manejo cultural da mandioca.

No período da tarde será a vez da entomologista Alba Rejane Farias proferir palestra sobre as pragas da mandioca. E tem ainda a palestra da especialista em tecnologia de alimentos, Marília Folegatti, que vai falar sobre Processamento da mandioca e usos alternativos na alimentação humana e animal.

Cenário - Alagoinhas polariza hoje a terceira maior região produtora de mandioca da Bahia, mas, a exemplo do que acontece nas demais regiões do Estado, a produção, de base familiar, destina-se, basicamente, ao fabrico de farinha e beijus. Para José Augusto dos Santos Lima, da Assessoria de Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal de Agricultura, o evento pretende apontar alternativas para a modernização do setor, mas sem esquecer da Agricultura Familiar.

A produção de fécula, diz Augusto, pode se tornar em curto prazo a melhor opção para o crescimento do setor na região, que hoje consome mensalmente cerca de 12 toneladas, importadas do Paraná. O seminário tem como público-alvo o empresariado local, produtores, líderes comunitários, comerciantes, panificadores, técnicos e pequenos produtores, sendo realizado em parceria pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Alagoinhas, Secretaria Municipal de Agricultura, EBDA e Embrapa.

Dalmo Oliveira - MTb/PB N.º 0598 Telefone p/ contato: (75) 621.8037 Fax (75) 621.1118 Email: dalmo@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Mandioca 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/