01/09/02 |

Produção integrada de frutas reduz uso de defensivos químicos nas culturas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia-de-Campo na TV que vai ao ar no dia 6 de setembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a Produção Integrada de Frutas, com enfoque em manga e uvas finas de mesa. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Produção Integrada é um dos sistemas de cultivo mais modernos em uso no país. Suas normas e técnicas permitem um aumento na produção do agronegócio de frutas do Brasil com sustentabilidade ambiental. Assim, a fruticultura do país ganha condições para competir em mercados importantes, como o dos Estados Unidos e dos países que formam a União Européia.

Manga e uva são duas das principais culturas exportadas pelo Brasil. Em 2001, suas vendas no comércio exterior somaram 65 milhões de dólares. Neste ano, a estimativa é de que o crescimento seja de 20%. O sistema de cultivo põe a fruticultura brasileira nos níveis de qualidade exigidos pela legislação internacional. Sua adoção nos cultivos de manga e uva permitiu a redução de 60% da quantidade de defensivos químicos usados para controle de doenças e pragas.

O Governo do Brasil estima o crescimento das exportações de frutas do país dos atuais R$ 250 milhões para R$ 1 bilhão em 2010. A Produção Integrada é um dos mecanismos que contribuirá para isso. Por isso, o produtor de manga e de uva que quiser crescer nesse mercado terá de aderir às normas estabelecidas pela Produção Integrada, oficializadas no Diário Oficial, que orientam sobre práticas agrícolas e defensivos químicos permitidos nas culturas. Os plantios que seguem essas normas recebem um selo de conformidade do cultivo com a Produção Integrada. Este selo é uma espécie de passaporte das frutas nos mercados da Europa e dos EUA.

O Dia-de-Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia-de-Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações Jorge Luiz Macau de Paiva Embrapa Informação Tecnológica Fone: (61) 448-4278 Endereço eletrônico: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/