01/09/02 |

Índios Krahô realizam 5ª Feira de Troca de Sementes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O município de Itacajá, em Tocantins, vai abrigar na próxima semana o mais tradicional evento da tribo indígena Krahô: a 5ª Feira Krahô de Sementes Tradicionais, que acontece de 24 a 29 de setembro. O encontro tem como principal objetivo disseminar as sementes tradicionais por meio da troca de material entre as famílias e aldeias Krahô.

O trabalho de disseminação de sementes tradicionais foi iniciado em 1995, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na época, os Krahôs passavam por sérias dificuldades alimentares, pois as lavouras de subsistência, que tradicionalmente eram diversificadas geneticamente, encontravam-se submetidas há décadas à monocultura do arroz. As aldeias não tinham oportunidade de trocar experiências inovadoras ou mesmo realizar intercâmbio cultural de conhecimento tradicional sobre plantio de sementes, ritos etc.

A criação da Associação União das Aldeias Krahô (Kapèy) veio ajudar a fortalecer a identidade Krahô desde então. E um dos trabalhos mais importantes desenvolvidos foi o resgate das sementes originais, com o apoio da Funai e da Embrapa. O Banco de Germoplasma Vegetal da Embrapa, por exemplo, possibilitou trazer de volta às aldeias variedades exóticas de milho consideradas extintas pelos índios.

Com o retorno de ritos e mitos relacionados a estes produtos, os Krahôs perceberam que a organização de uma Feira seria um excelente espaço para troca de sementes e de informações sobre produção agrícola. Além disso, seria também uma oportunidade para firmar uma verdadeira união das aldeias, por meio de uma grande confraternização. Assim, decidiram que a cada encontro anual seriam realizados também rituais importantes que estavam caindo no esquecimento, para que todos os jovens pudessem deles participar e aprender.

Hoje a Feira não se restringe somente aos índios Krahô. A cada edição o evento era enriquecido culturalmente com a participação de outras etnias da região, como os povos Apinagé, Canela, Gavião, Xerente, Xavante, Carajá, Tapuia, Xambioá, Kayapó etc. A Feira é realizada na sede do Kapèy, localizada no interior da Terra Krahô. Trata-se de um complexo arquitetônico com várias unidades, dispostas de modo a formar uma aldeia tradicional Krahô.

Além das trocas de sementes e mudas, o encontro prevê a realização de uma série de palestras e cursos sobre recuperação de sementes, preservação de espécies, cultivo do caju anão precoce, processamento do pequi, ministrados por pesquisadores da Embrapa, sem falar nas cantorias e danças tradicionais e realização de atividades esportivas tradicionais dos índios da região. O evento será aberto ao público somente nos dois primeiros dias, 24 e 25 de setembro. Contato: pesquisadora Teresinha Aparecida Borges Dias Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Robinson Cipriano - MTb 1727/88 Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contato: pesquisadora Teresinha Aparecida Borges Dias Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Telefone: (61) 448.4113 Endereço eletrônico: robinson@sede.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Sementes e Mudas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/