01/10/02 |

Pesquisa demonstra que baculovírus usado em bioinseticida é estável ao longo do tempo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Baculovírus são normalmente encontrados em insetos e devido à sua elevada especificidade de infecção, podem ser utilizados como agentes de controle biológicos, na forma de bioinseticidas. Baculovírus anticarsia é usado no mais extenso programa de controle biológico inundativo no mundo. Desde o início da década de 1980, Baculovírus anticarsia vem sendo utilizado como produto formulado e durante a década de 1990, mais de um milhão de hectares de soja foram, anualmente, pulverizados com bioinseticidas à base desse vírus, visando controlar a lagarta da soja (anticarsia gemmatalis).

Com o objetivo de estudar a estabilidade do baculovírus ao longo do tempo de utilização, amostras dos bioinseticidas foram coletadas e congeladas em todas as safras de 84/85 a 96/97 (isolados temporais) e submetidas a análise de DNA, tendo como padrão de comparação o isolado viral utilizado como inóculo no início do programa de controle biológico da lagarta da soja.

Os resultados desse longo trabalho foram publicados em um Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento denominado Análise de DNA de isolados temporais de Nucleopoliedrovirus de Anticarsia gemmatalis utilizados no controle da lagarta da soja no Brasil, de autoria de Marlinda Lobo de Souza, Maria Elita Batista de Castro, Ana Maria Barros, William Sihler da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e de Flávio Moscardi da Embrapa Soja, Unidades da Emrpesa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As análises efetuadas revelaram pequenas diferenças nos isolados temporais de Baculovirus anticarsia que podem estar relacionadas à pressão de seleção ou eventos de recombinação genética. Segundo os autores do Boletim "a recombinação é um importante mecanismo para aumentar a diversidade genotípica de populações do vírus podendo ocorrer entre genótipos de baculovírus infectando uma mesma larva". As mudanças observadas são compatíveis com as mudanças naturais que ocorrem no campo ou com a variabilidade genética natural.

Para adquirir a publicação Análise de DNA de isolados temporais de Nucleopoliedrovirus de Anticarsia gemmatalis utilizados no controle da lagarta da soja no Brasil. (16p.), os interessados poderão entrar em contato com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, através do telefone (61) 448-4763, do fax 340-3624, em Brasília, (DF) ou do endereço eletrônico vendas@cenargen.embrapa.br

Mais informações Área de comunicação Empresarial Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Fone: 4484700 E-mail: cabral@cenargen.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/