01/10/02 |

Ministério da Agricultura e Embrapa discutem proteção de cultivares de banana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 1º a 4 de outubro, a Equipe Técnica de Banana da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará reunida com técnicos do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O objetivo do encontro, coordenado pelo melhorista Sebastião Oliveira e Silva, da Embrapa, é estabelecer os descritores de banana para uma futura proteção de cultivares desta fruteira. Descritores são características que diferenciam as variedades. No Brasil, 30 espécies já tem descritores definidos, sendo apenas três frutíferas (videira, mangueira e macieira).

O evento teve início às 9 horas do dia 1º, com o seminário sobre Aspectos importantes da lei de proteção de cultivares, ministrado por Vera Lúcia dos Santos Machado, do SNPC. Na oportunidade, para cerca de 25 pesquisadores da Unidade, ela abordou as características da proteção e registro de cultivares no Brasil, incluindo os procedimentos necessários. "O processo leva em média 60 dias", afirmou Vera Lúcia.

Léa Cunha (DRT-BA 1633) Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone: (75) 621-8037 Fax: (75) 621-8092 E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Política\Brasil\Política Agrícola 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/