01/10/02 |

USP e Embrapa Pecuária Sudeste ganham Prêmio Peão da Tecnologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Duas equipes ganharam este ano o Prêmio Peão de Tecnologia, concedido pela Fundação Parque de Alta Tecnologia-ParqTec, de São Carlos. Foram vencedores o grupo da Escola de Engenharia da USP-Universidade de São Paulo/campus São Carlos em parceria com a Eletroppar Indústria Eletrônica (Garça/SP) e a equipe do Projeto Saúde Brasil, coordenado por Carlos Roberto Paino, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Celso de Freitas, da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária (São Paulo). A entrega dos prêmios se realiza dia 16 de outubro, às 20 horas, no Hotel Azouri (R. Episcopal 1.575).

A pesquisa da USP e da Eletroppar Indústria Eletrônica (de Garça/SP) tem como tema o Desenvolvimento de novos sensores infra-vermelho de detecção de movimento para aplicações em segurança doméstica e corporativa. A equipe implementou e melhorou sensores de detecção de movimento infra-vermelho, utilizando microlentes de Fresnel anaesféricas. Isto possibilita a eliminação de problemas de falsa detecção, ocasionados, por exemplo, pela presença de pequenos animais. O desempenho do sensor mostrou-se adequado, com uma capacidade de detecção num ângulo de cerca 100º e alcance de cerca de 13m. A equipe é formada por: Luiz Gonçalves Neto, da Escola de Engenharia da USP-São Carlos, e Carlos Edson Araújo, Ernesto Koji Oshiro, Mário Giordani, Roberto Lopes, Fernando José dos Santos e Giuseppe Antonio Cirino, da Eletroppar.

Carlos Roberto Paino e Celso de Freitas receberam o prêmio por serem os coordenadores do Projeto Saúde Brasil, realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e pela Tortuga Cia. Zootécnica Agrária. Este é o quinto prêmio recebido pelo Projeto Saúde Brasil, que é um evento educativo, patenteado pela Embrapa, com dias-de-campo infanto-juvenis, onde, anualmente, cerca de 6 mil estudantes, de Primeiro e Segundo Graus, recebem explicações sobre as etapas da produção de leite e sobre as qualidades nutritivas deste alimento. Os alunos têm a oportunidade de ver a ordenha mecânica - higiênica e sem nenhum contato manual, brincar com bezerros e observar a alimentação dos animais. Também assistem a uma peça de teatro/circo, apresentada por artistas profissionais. Depois, os alunos escrevem redações e os melhores classificados são premiados.

Os custos do Projeto são totalmente assumidos pela Tortuga e outras empresas privadas parceiras. A Unidade entra apenas com o espaço físico, com os técnicos que orientam a visita. Em 1999, a Embrapa Pecuária Sudeste foi agraciada, pela Fundação Abrinq, com o diploma Empresa Amiga da Criança, graças a esse trabalho. Em 1998, recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Marketing Rural, concedido pela ABMR-Associação Brasileira de Marketing Rural. Em 2001, ganhou mais dois troféus nacionais. Um deles foi o Prêmio Ouro (primeiro lugar), na categoria "campanhas comunitárias", concedido pela Associação Brasileira de Marketing Rural. Além disso, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil premiou Carlos Roberto Paino, criador e coordenador do Projeto e responsável pela Área de Transferência de Tecnologia e Negócios da Embrapa Pecuária Sudeste, com o Troféu Nelore Festa.

Edmilson Luchesi - MTb 29367-SP Assessor de imprensa - USP campus São Carlos eluchesi@sc.usp.br

Jorge Reti - MTb 12693-SP Embrapa Pecuária Sudeste jreti@cppse.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/