01/10/02 |

Embrapa Trigo comemora 28 anos de atuação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Trigo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, completa, hoje, 28 anos de atuação. A Embrapa Trigo foi a primeira Unidade a ser instalada pela Embrapa, em 1974, em Passo Fundo (RS), e tem como missão gerar conhecimento e viabilizar tecnologias para a sustentabilidade do agronegócio de trigo e outros cereais de inverno, em benefício da sociedade.

O objetivo técnico da Empresa está centrado na produção de grãos no inverno, principalmente trigo, cevada e triticale, assim como outras culturas que fazem parte do sistema de produção, como soja, milho e feijão. Os avanços tecnológicos, baseados no uso de tecnologias recomendadas, permitiram que a produtividade do trigo aumentasse de 700 quilos por hectare (kg/ha) para mais de 1.700 kg/ha.

Esse crescimento, em um período de tempo considerado por especialistas bastante curto, é um dos mais significativos do mundo. O potencial de rendimento ultrapassou os 5 mil kg/ha e em campos experimentais, já chegou a 8 mil kg/ha.

Com as tecnologias Embrapa Trigo foi possível aumentar a produtividade da lavoura, baixar os custos de produção e preservar o ambiente e a saúde do agricultor. Essas inovações permitiram uma agricultura mais competitiva, que gera incremento na renda do produtor, e mais qualidade do produto final, beneficiando também o consumidor. Entre as principais tecnologias geradas estão as mais de 80 cultivares (de trigo, soja, triticale, cevada, milho e centeio) adaptadas a diversos agroecossistemas, que permitiram aumento significativo da produção de grãos e da qualidade do alimento produzido.

As cultivares de trigo lançadas atendem à demanda da indústria para a fabricação de pães, biscoitos, massas, pizzas, além da utilização doméstica. As mais novas variedades desenvolvidas pela pesquisa na Embrapa Trigo são BRS Figueira, BRS Angico e BRS Timbaúva, lançadas na semana passada.

A pesquisa também desenvolveu cevada com maior aptidão cervejeira. A Embrapa Trigo também concentrou esforços para viabilizar e difundir o sistema de plantio direto, que já é utilizado em cerca de 60% das lavouras no Rio Grande do Sul. Desde sua fundação, a Embrapa Trigo vem trabalhando e incentivando a expansão da área cultivada com trigo em regiões não-tradicionais e no Brasil Central.

As linhas de pesquisa da Embrapa Trigo estão centradas na sustentabilidade da produção agrícola e fundamentadas no atendimento às necessidades da sociedade, na segurança e na qualidade alimentar da humanidade e na preservação da qualidade do ambiente e dos recursos naturais. Para atender essas exigências, as ações de pesquisa enfocam investigações que otimizem os processos produtivos, concentrando esforços em programas de genética e melhoramento de plantas, manejo de solos, de culturas e de sistemas de produção e comunicação para a transferência de tecnologia.

Magali Savoldi - MTb 8829/RS Nº 59/2002 Embrapa Trigo Endereço eletrônico: magali@cnpt.embrapa.br E-mail: http://www.cnpt.embrapa.br/noticias.htm  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/