01/10/02 |

Curso de Multiplicadores para a Cultura do Coco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com o Sindicato Nacional dos Produtores de Coco, Secretaria de Agricultura da Bahia e Ceplac, estará promovendo de 1º a 3 de outubro, em Salvador, o Curso de Qualificação de Multiplicadores para a Cultura do Coco.

A cultura do coqueiro compõe a paisagem do litoral nordestino, assumindo posição importante como atividade geradora de emprego e renda. Embora predomine nessa área, o coqueiro vem se interiorizando na própria região Nordeste e se estendendo para outras regiões onde seu cultivo não é tradicional, como nos estados da região Norte, Sudeste e Centro-Oeste.

O Brasil possui condições naturais propícias ao cultivo do coqueiro, de modo especial, o litoral e as áreas irrigadas do Nordeste e parte do Norte, Sudeste e Centro-Oeste. Essa situação favorável de solo e clima deve ser potencializada com recursos tecnológicos que promovam a sustentabilidade dos sistemas de produção, seja sob ótica agroecológica, seja sob o aspecto econômico.

Esse curso para multiplicadores faz parte das ações que o setor produtivo, representado pelo Sindicoco, que se comprometeu em desenvolver, como contrapartida do setor, às medidas do Governo Federal restringindo as importações do coco ralado, para defender os produtores de coco do Brasil.

Com a limitação das importações imposta pelo GECEX, do Ministério da Indústria e Comércio, em nível de 3.900 toneladas ao ano - em 1999/2000, as importações atingiram 10.018 t. - o setor produtivo terá que adequar, melhorando o sistema de produção de coco em uso para atender a demanda do setor agroindustrial brasileiro que é da ordem de 26 mil t./ ano, segundo informações do Sindicoco.

O evento tem por objetivo contribuir para o aumento da competitividade da nucicultura nacional, abordando aspectos econômicos da cultura e sua dinâmica de mercado, transmitindo diversas práticas de manejo, requeridas pela cultura para que seu desenvolvimento tenha garantia de produção e retorno econômico, com trocas de conhecimentos tecnológicos e experiências e auxiliando no processo de estruturação da cadeia produtiva e controle de pragas e doenças. Serão treinados multiplicadores dos principais estados produtores de coco do Nordeste.

A metodologia do evento será dividida em duas partes: uma teórica, que será realizada no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Salvador e outra com aulas práticas nas fazendas São Lucas e Coqueiro do Sauípe, ambas na Linha Verde. A programação contará com a participação dos pesquisadores da Embrapa: Aurelir Nobre, Wilson Aragão, Edson Passos, Lafayette Franco Sobral, Humberto Fontes, Dulce Regina, Luiz Alberto Siqueira e Joana Maria Ferreira.

Os organizadores do curso esperam aumentar o grau de qualificação dos técnicos e do processamento do coco no Brasil, visando a organização de formas associativas dos produtores, dotando estes e trabalhadores, dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento da moderna produção rural, além de incentivar a agroindustrialização.

Area de Comunicação Empresarial Embrapa Tabuleiros Costeiros Telefone: (79) 226.1300 Endereço eletrônico: jornal@cpatc.embrapa.br

 

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Coco 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/