01/10/02 |

Centro de Pesquisa Cria Simulador Portátil de Erosão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Ferramenta ideal na visualização do processo de erosão no solo desprotegido, o simulador portátil de erosão foi desenvolvido pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pela Universidade Federal de Goiás.

Em uma bandeja, o aparelho mostra, de maneira didática, as três fases do processo de erosão: a desagregação do solo pelo efeito da chuva, o transporte pelo escorrimento superficial da água não infiltrada e o assoreamento do material erodido. Mostra também a perda de solo, que é também a perda de água, matéria orgânica, nutrientes (adubos), sementes e trabalho do homem. Além disso, lembra que esse material, carregado pela água, provoca o assoreamento de rios, lagos e reservatórios, afetando a produção de água limpa e de energia elétrica.

Já na outra bandeja, o mesmo solo, com a cobertura de palha, mostra a alternativa de mitigação do processo de erosão e de seus efeitos maléficos. A cobertura de palha na superfície do solo simula o efeito de sistemas conservacionistas, como o Plantio Direto, que permitem que a água infiltre mais e que, a parte que escorre, não carregue a mesma quantidade de solo, saindo límpida.

Fechado, o aparelho é uma mala de metal com menos de 20 kg, facilmente transportável. Aberto e montado, são duas bandejas coletoras de água em leve desnível, que recebem uma camada de brita (2 cm) preenchida de solo desestruturado, simulando o perfil natural do solo. Em umas das bandejas o solo é coberto com uma camada da palha. Em funcionamento, quatro aspersores, abastecidos com água com baixa pressão simulam o efeito da chuva. Cada bandeja tem um dreno lateral, de onde é recolhida a água infiltrada no solo, e um dreno central, onde é colhido o escorrimento superficial.

Com o simulador portátil de erosão é possível perceber como o Plantio Direto é extremamente eficaz na conservação do solo e da água desde que se respeitem três princípios: não revolver o solo, fazer a rotação de culturas e manter o solo coberto todo o ano, com a ajuda de culturas de cobertura. O produtor, ao adotar o Plantio Direto, passa a fazer uma agricultura competitiva e sustentável, com mais lucro, além de se transformar em um produtor de água limpa, beneficiando toda a sociedade.

O simulador custa R$ 450,00. Pedidos pelos telefones (61) 272-3191 ou 273-2154 / fax: (61) 274-7245 / e-mail: apdc@apis.com.br ou apdc-df@terra.com.br

Mais informações Carlos Dias - MTb RJ 20.395 Embrapa Solos T elefones: (21) 2274-4999 R-278, (21) 9618-7735, (21) 2274-5291 Endereço eletrônico: carlos@cnps.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Solos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/