01/10/02 |

Dia-de-Campo mostra como melhorar a produção de mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os Produtores podem aumentar a produtividade de mandioca adotando as variedades resultantes da pesquisa e seguindo as recomendações técnicas de produção. Esta é a oportunidade que a Embrapa Cerrados (UEP Tocantins), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dá aos agricultores na próxima sexta-feira, 18, com o Dia-de-Campo sobre a cultura da mandioca. O evento será das 8h às 10h30, no Centro Agrotecnológico de Palmas - TO, mesmo local da Agrotins.

Durante o Dia-de-Campo, o pesquisador da Embrapa Cerrados Josefino de Freitas Fialho vai apresentar os resultados parciais do programa "Pesquisa Participativa de Melhoramento da Mandioca (PPMM)", que conta com a parceria tanto de órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Palmas, como de produtores rurais.

Quem for ao evento vai poder conhecer os diferentes usos da mandioca, tanto para a mesa como para a indústria, além de participar da degustação de alimentos preparados à base do produto.

Produção - Atualmente, a produtividade média entre os produtores de mandioca no Tocantins é de apenas 15 toneladas por hectare. A pesquisa tem mostrado que é possível aumentar esta produção potencial para 90 toneladas por hectare, caso sejam seguidos todos os passos recomendados. O cultivo em fundo de quintal e subsistência; a escassez de capital e a falta de organização dos produtores; a instabilidade do mercado; e as dificuldades no sistema são apontados com alguns dos fatores que têm contribuído para essa baixa produção.

Jornalista Rose Azevedo (MTb 2978/13/74/DF) Embrapa Cerrados Fone (61) 388 9953 Endereço eletrônico: rose@cpac.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Mandioca 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/