01/10/02 |

Prodetab financiará mais 36 projetos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agroécuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já tem a lista dos projetos aprovados pelo Comitê Diretor do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologia Agropecuária para o Brasil (Prodetab), referente ao Edital 2/2001. Segundo o técnico da SCI da Embrapa, Carlos Augusto Silva, são 36 projetos para os quais serão disponibilizados R$14,4 milhões de reais. O período de execução é 2002/2005.

Para o Edital 02/2001 foram apresentados 163 projetos, do quais apenas 36 projetos, dotados de qualidade técnica, foram selecionados para financiamento pelo Prodetab. Entre eles, 12 são na área de Agricultura Familiar, nove de Tecnologia Avançada, oito em Recursos Naturais e sete no Agronegócio.

Projetos - Desenvolvimento tecnológico de processamento mínimo de hortaliças é um dos projetos de Agricultura Familiar que será financiado pelo Prodetab, tendo como Proponente a Fundação Arthur Bernardes em Minas Gerais e executado pela Embrapa Hortaliças em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), com o objetivo de agregar valor, sustentabilidade ambiental e geração de renda para a agroindústria familiar.

Em São Paulo a Funcamp apresentou projeto para ser executado pela UNICAMP em parceria com a Embrapa Gado de Leite na área de Tecnologia Avançada, cujo objetivo é a otimização do sistema de produção animal baseada em sensores eletrônicos e transferência de dados à distância.

A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura apresentou projeto na área de Recursos Naturais a ser executado pela Embrapa Caprinos e Embrapa Meio-Norte em parceria com Associação de Produtores e Universidade do Vale do Acaraú, cujo objetivo é o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para a recuperação ecológica e econômica de áreas degradadas. No setor do agronegócio, um dos projetos aprovados pelo comitê, na região Sul, aborda a identificação e controle da infeção por salmonelas em rebanhos suínos, que será executado pela Embrapa Suínos e Aves em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Desde o início da execução do Prodetab, em 1997, já foram aprovados 139 projetos envolvendo recursos de aproximadamente US$36,0 milhões de dólares. A relação dos projetos aprovados e outras informações sobre o Prodetab encontram-se no endereço http://www.embrapa.br/sci

Valéria Costa - MTb 15.533/59/32/SP Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone: 448.4379/ Fax: 347.4860 Endereço eletrônico: valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/