01/11/02 |

Rondônia pode assumir liderança na produção leiteira, revela workshop

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Rondônia apresenta condições de estar entre os Estados que mais produzem leite no Brasil". Com essa afirmação, o engenheiro agrônomo e coordenador do trabalho apresentado no workshop Diagnóstico da Cadeia Produtiva Agroindustrial do Leite em Rondônia, Sebastião Teixeira Gomes, descreve o potencial da região na produção leiteira. Realizado entre os dias 13 e 14 de novembro em Porto Velho, especialistas revelaram estudos desenvolvidos com 455 produtores de leite do Estado e apresentaram proposições a partir da formação de comitês coordenados por moderadores, entre eles a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Emater.

O objetivo é validar o que foi aprovado na tentativa de otimizar a produção de leite em Rondônia. Com produção média de 1,5 milhões de litros de leite por dia, são mais de oito milhões de cabeças de gado reunidas em propriedades em que a mão-de-obra utilizada é principalmente familiar, reduzindo custos e possibilitando investimentos na profissionalização do setor. De acordo com o coordenador do trabalho apresentado, a realidade do pequeno e médio produtor no Estado ainda apresenta deficiências em algumas etapas da produção, como conhecimento técnico, manejo e adoção de insumos, mas ele classifica a região como "terreno fértil para se realizar mudanças".

"Mais de 82% dos produtores entrevistados por técnicos da Emater mostram preocupação em aplicar tecnologias e aumentar a produção", revela Teixeira. Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sebastião Teixeira Gomes coordenou a aplicação de questionários durante os anos de 2001 e 2002 em 455 propriedades rurais do Estado. "Verificamos que o custo operacional por litro de leite é muito baixo, mas o dado não nos deixa satisfeitos. O médio e o pequeno produtor devem investir mais em tecnologia para otimizar a produção e profissionalizar o negócio", diz. O professor frisa que a riqueza do Estado é tão grande que a produção leiteira em Rondônia é objeto de apresentação de trabalhos de sua autoria em seminários e simpósios.

Capacitação - Após a apresentação de diagnósticos em três âmbitos ( produção, indústria e distribuição ) chegou-se à conclusão de que existe a necessidade de programas de treinamento e gestão de qualidade, assim como capacitação tecnológica, demanda oferecida por instituições de pesquisa do Estado, como a Embrapa, um dos órgãos responsáveis pela validação das propostas discutidas.

"Ações conjuntas devem ser estimuladas por instituições como Embrapa e Emater para possibilitar incrementos na produtividade. Hoje, o sucesso do agronegócio em Rondônia é realidade", destaca o secretário de Estado da Agricultura, José Tarcísio Batista. O diagnóstico estará disponível nas unidades do Sebrae de Rondônia a partir da próxima semana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 224-1380.

Guilherme Ferreira Viana - MG 06566 JP Embrapa Rondônia Endereço eletrônico: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite\Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/