01/11/02 |

Fórum on line busca soluções para pobreza no Nordeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro, membros de conselhos municipais, ONGs, técnicos, acadêmicos ligados a universidades e centros de pesquisa na área rural, além de representantes dos setores público e privado vão poder propor políticas, ações e estratégias para acelerar a redução da pobreza rural na região Nordeste do país. O Fórum de Discussão é a segunda etapa do programa Conhecimento e Aprendizado para Desenvolvimento Rural Sustentável e Redução da Pobreza no Nordeste do Brasil, desenvolvido pelo Banco Mundial, o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O programa tem como objetivo final o desenvolvimento de módulos de capacitação à distância ligados ao tema e voltados para agricultores familiares do nordeste brasileiro. Os cursos serão também transmitidos para países africanos de língua portuguesa pela Rede Global de Ensino à Distância (GDLN) do Banco Mundial.

A videoconferência realizada no dia 12 de novembro, primeira etapa do programa, mostrou que muitas experiências foram ou estão sendo desenvolvidas pelos governos estaduais e Federal, inclusive com apoio de organismos internacionais. Para Márcio Porto, chefe da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Embrapa, "falta, agora, dizer qual a porcentagem de redução da pobreza obtida com a adoção dessas iniciativas. Questão que desejamos ver respondida nas próximas etapas do programa", explica.

Fórum - Moderado por representantes do Banco Mundial, o Fórum consistirá de discussões on line em torno de quatro temas, debatidos com o objetivo de identificar as prioridades de capacitação. Tendo como moderador José Otamar de Carvalho, a questão básica a ser respondida na primeira semana, de 18 a 24 de novembro, será: Que tipo de políticas e ações são necessárias para impedir o declínio agro-ecológico das regiões semi-áridas do NE e promover sua sustentabilidade econômica, social e ambiental?

Entre os dias 25 de novembro a 1º de dezembro, o debate gira em torno das Principais estratégias para acelerar a redução da pobreza rural: promover o crescimento da agricultura, geração de renda não ligada à atividades agrícolas ou migração para área urbanas, moderado por Sérgio Buarque.

O terceiro tema será o Acesso aos ganhos produtivos e serviços rurais: como fazer as instituições do Estado mais responsáveis pela pobreza rural? , que fica no ar de 2 a 8 de dezembro, tendo como moderador Hur Ben Corrêa da Silva, do Banco Mundial. O Fórum de Discussão será encerrada com o debate: A participação e o fortalecimento das comunidades locais conduzem a uma maior sustentabilidade, focada na pobreza e no desenvolvimento rural?, com moderação de Carlos Jara.

As duas fases seguintes do programa de combate à pobreza rural no Nordeste têm previsão de término para junho de 2003 e constituem-se na realização de seminários e dos cursos de capacitação à distância. O chefe da SCI, Márcio Porto, acredita que a iniciativa da Embrapa "caberá perfeitamente no contexto do programa Fome Zero do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a quem faremos chegar os resultados do trabalho".

Inscrições para o Fórum podem ser feitas pelo endereço http://www.worldbank.org/devforum/form_brasil.html

Valéria Costa - MTb 15.533/59/32/SP Assessoria de Comunicação Social Fone: (61) 448.4379 Fax (61) 347.4860 Endereço Eletrônico: valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/