01/11/02 |

Agroindústria e insumos ecológicos são tema de curso na Mercofrut

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os pequenos agricultores têm como melhorar a comercialização dos produtos geralmente em escala reduzida - com riscos reduzidos e, também diversificar a produção. A receita não é simples, mas viável se decidirem pelo processamento de frutas e legumes, alternativa que facilita o desempenho dos negócios nas propriedades de base familiar. A oportunidade para descobrir quais os trajetos e detalhes da legislação de agroindústrias, além de informações básicas sobre insumos ecológicos ocorrerá em dois cursos que a Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) oferecerá durante o 4º Mercofrut, um dos maiores eventos do segmento frutícola no sul do Brasil.

Durante os cursos Insumos ecológicos para obtenção de frutas de qualidade e Agregação de valor na agroindústria de pequena escala, que técnicos, produtores e demais interessados descobrirão, por exemplo, como agregar valor em produtos processados. De acordo com o agrônomo Apes Falcão, o público que atua em escala reduzida é diferenciado e precisa de mecanismos adequados à realidade em que vive. "Por isso, necessita de legislação específica, processos apropriados e linhas de crédito em acordo com a capacidade produtiva", exemplifica o técnico da Embrapa.

Os cursos são vinculados ao Mercofrut, que começa dia 28 e se estende até 30 de novembro, na sede da Embrapa Clima Temperado, também com palestras e mostra de máquinas e equipamentos para o setor frutícola. O tema insumos ecológicos para obtenção de frutas de qualidade será desenvolvido no primeiro dia do evento, enquanto o direcionado à agregação de valor na agroindústria de pequena escala no dia 29 . As vagas para ambos são limitadas (40 pessoas cada um). O custo da inscrição para o Mercofrut é de R$ 25,00. O participante, ao se inscrever, poderá optar em fazer um ou todos os cursos e também em assistir o restante da programação.

Mais detalhes sobre a programação do 4 Mercofrut - como temas das palestras, horário do evento, hotéis, telefones para contato - podem ser conferidas na home page da Embrapa Clima Temperado (www.cpact.embrapa.br) ou pelo e-mail sac@cpact.embrapa.br Também pelos telefones (53) 275-8113 e 275-8215.

Deva Rodrigues - MTB/RS 5297 E-mail: deva@cpact.embrapa.br Telefones: Fax: (53) 275-8219 (53) 275-8215  

Tema: Sistemas de Produção\Agroindústria 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/