01/11/02 |

Banco Mundial e Embrapa debatem pobreza rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O programa Conhecimento e Aprendizado para Desenvolvimento Rural Sustentável e Redução da Pobreza no Nordeste do Brasil será lançado no dia 12 de novembro, às 11h. O programa é fruto de parceria entre o Banco Mundial, o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O lançamento será feito pelo diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, com um debate sobre o tema, integrando centros de videoconferência da região NE, de Brasília e de Washington/EUA.

O Banco do Nordeste, PNUD, Department for International Development (DFID), do Reino Unido, Secretarias de Desenvolvimento Rural do Ceará e de Pernambuco estarão representados na conferência que contará com a participação de representantes do Banco Mundial no Brasil e em Washington.

Além da Embrapa Sede (Brasília/DF), seis unidades descentralizadas da empresa localizadas na região Nordeste participarão do debate com facilitadores. São elas: Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Embrapa Meio Norte (Teresina/PI), Embrapa Semi-Árido, Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracajú/PE) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA).

Programa - Cerca de 100 participantes - entre eles, conselhos municipais, ONGs, sociedade civil, academia e setor privado - iniciarão, na videoconferência, um diálogo sobre as estratégias de redução da pobreza rural no Nordeste. O debate será dividido em dois painéis, tendo como moderador Luis Gabriel Azevedo, Leader Rural, Social e Ambiental do Banco Mundial.

Participam do primeiro painel: o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Social do Estado de Pernambuco, José Arlindo Soaresde, o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Ceará, Pedro Sisnando, e o coordenador dos Programas Especiais do Banco do Nordeste Luis Sérgio Farias Machado. Do segundo painel participam, em Brasília, a coordenadora Cluster III do PNUD, Adelina Paiva, e a representante do DFID, Gail Marzetti e, em Recife, Luis Coirolo, do Banco Mundial.

A videoconferência inaugural é a primeira etapa do programa, que tem como objetivo apontar prioridades e criar bases para elaboração de cursos de capacitação à distância voltados para o tema. A segunda etapa do Programa é um fórum de discussão on line, a ser realizado entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro, para o levantamento das necessidades e prioridades no combate à pobreza rural da região Nordeste. Inscrições para o fórum de dicussão podem ser feitas no endereço http://www.worldbank.org/devforum/forum_brasil.html

O levantamento servirá como base à terceira etapa do programa que é a estruturação de seminários sobre o tema e, posteriormente, a Embrapa em conjunto com o Banco Mundial, IICA e Banco do Nordeste desenvolverão módulos de capacitação. Segundo o chefe da Secretaria de Coordenação Internacional (SCI) da Embrapa Márcio Porto, os cursos serão transmitidos para países africanos de língua portuguesa pela Rede Global de Ensino à Distância (GDLN) do Banco Mundial.

Valéria Costa - MTb 15533/59/32/ SP Assessoria de Comunicação de Imprensa Fone: (61) 448.4379 Fax: (61) 347.4860 Endereço eletrônico: valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/