01/12/02 |

Embrapa Pecuária Sudeste faz duas premiações sociais e educativas nesta sexta-feira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dois prêmios de caráter social e educativo serão concedidos nesta sexta-feira (dia 20), às 14:30 hs, a estudantes de Primeiro e Segundo Graus, na Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Será agraciada a primeira colocada no Concurso de Redação Embrapa/MEC/TV Escola, categoria de 5ª a 8ª séries, com o tema "Diversidade alimentar do povo brasileiro". É a aluna Joice de Paula Lopes, da Escola Estadual José Conti, de Igaraçu do Tietê/SP. A estudante ganhará um microcomputador, enquanto a escola receberá uma filmadora. O Prêmio de Redação Embrapa/MEC/TV Escola é realizado em todo o Brasil.

Na mesma ocasião serão premiados os estudantes vencedores de redações e desenhos sobre o Projeto Saúde Brasil, realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e Tortuga Cia. Zootécnica Agrária. Aos dez primeiros colocados em redação e em desenho serão conferidos dois microcomputadores, duas TVs, 16 bicicletas e uma viagem ao Parque Temático "Mundo de Beto Carrero", no balneário de Penha, em Santa Catarina. Serão dados mais 21 brindes pela Unimed/São Carlos, Sebrae/SP/agência São Carlos e pelo deputado estadual Lobbe Neto. Durante a cerimônia, o Coral da Escola Maria Ermantina Tarpani, de São Carlos, fará uma apresentação, sob a regência da professora Miriam Camargo Antunes.

Além da Embrapa Pecuária Sudeste e Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, deram apoio ao Projeto Saúde Brasil deste ano a Prefeitura Municipal de São Carlos, EPTV-Emissoras Pioneiras de Televisão, Unimed/São Carlos, Leite Salute (Descalvado/SP), RadiumSystems, Supermercados Extra, ParqTec, RodTur Turismo, Sebrae/SP/escritório São Carlos, MVO e 3WT Web WorldTech.

O Projeto Saúde Brasil - Evento Leite, que realizou em 2002 sua sexta edição, promove visitas de cerca de 5 mil alunos de Primeiro Grau à Embrapa Pecuária Sudeste, previamente organizados e divididos em grupos de 500 a 600, onde as crianças recebem orientação e explicações sobre as etapas da produção de leite e sobre as qualidades nutritivas deste alimento. Os alunos têm a oportunidade de ver a ordenha mecânica - higiênica e sem nenhum contato manual - brincar com bezerros e observar a alimentação dos animais. Também assistem a uma peça de teatro/circo, feita por artistas profissionais, onde são reforçadas as noções de alimentação saudável e informações sobre a cadeia produtiva do leite.

A Embrapa Pecuária Sudeste ganhou, em 2001, mais dois troféus nacionais, pelo trabalho do Projeto Saúde Brasil: um deles foi o Prêmio Ouro (primeiro lugar), na categoria "campanhas comunitárias", concedido pela Associação Brasileira de Marketing Rural. Além disso, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil agraciou, com o Troféu Nelore Festa, a Embrapa Pecuária Sudeste e Carlos Roberto Paino, criador e coordenador do Projeto e responsável pela Área de Transferência de Tecnologia e Negócios daquela unidade de pesquisa. E em 2002 o projeto recebeu o prêmio "Peão da Tecnologia", concedido pela Fundação ParqTec-Fundação de Alta Tecnologia, de São Carlos.

Os custos do Projeto Saúde Brasil-Evento Leite variam de acordo com o número de crianças e condições de realização e são totalmente assumidos pela Tortuga e outras empresas privadas que a cada ano participam do evento. A Embrapa Pecuária Sudeste entra com o local físico, com os técnicos que orientam a visita e com a supervisão geral do evento.

Fotos de crianças no Projeto Saúde Brasil podem ser conseguidas junto à unidade

Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS14130/SJPSP/FENAJ Assessor de imprensa Embrapa Pecuária Sudeste Fone (16) 261-5611 Correio eletrônico jreti@cppse.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/