01/12/02 |

Programa zera perdas por pragas na armazenagem

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dois eventos, no Paraná e no Rio Grande do Sul, vão mostrar a eficiência do programa MIPGRÃOS - Manejo Integrado de Pragas de Grãos Armazenados desenvolvido pela Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No dia 12 de dezembro, será realizado em Palotina/PR, o Dia-de-Campo do MIPGRÃOS no Moinho Cotriguaçu. Em 18 de dezembro, a Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda (Cotrijal), de Não-Me-Toque, promove o Dia-de-Campo do MIPGRÃOS na unidade armazenadora de Víctor Graeff, RS.

O Moinho Cotriguaçu foi o primeiro do Brasil a implantar o programa, em 21 de junho de 2001. A gerência do moinho, que possui laboratório de controle de qualidade de farinha, verificou que as análises demonstraram que o MIPGRÃOS tem 100% de eficácia no controle de pragas de grãos armazenados. O dia-de-campo terá início às 14h, na sede do moinho, e deve reunir clientes e fornecedores. A Cotrijal foi a primeira cooperativa gaúcha a implantar o programa, em 4 de agosto de 2001, como forma de buscar estratégias para combater o problema. No Brasil, dados divulgados pelo Ministério da Agricultura indicam que as perdas por ataque de pragas na armazenagem chegam a 10% do total colhido, o que representa cerca de 10 milhões de toneladas de grãos. O dia de campo terá início às 14h, na unidade de Víctor Graeff, e deve reunir clientes da cooperativa.

Informações adicionais sobre os eventos podem ser obtidas na Embrapa Trigo, pelo fone (54) 311.3444 ou no endereço eletrônico sac@cnpt.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/