01/12/02 |

Governador eleito de Rondônia apóia projeto sobre búfalos selvagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O governador eleito de Rondônia, Ivo Cassol (PSDB), se posicionou favorável à parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Instituto Nacional de meio Ambiente e Recursos Renováveis ( Ibama) sobre alternativas para o manejo dos búfalos presentes na Reserva Biológica do Guaporé (Rebio Guaporé), localizada na região sudoeste de Rondônia, durante o 1º Seminário "Búfalos Selvagens da Reserva Biológica do Guaporé", realizado no município de Costa Marques, localizado a 740 quilômetros de Porto Velho (RO). O evento foi realizado entre os dias 6 e 7 de dezembro com o objetivo de reunir experiências e apresentar fundamentos sobre o destino dos mais de cinco mil búfalos em estado selvagem da reserva.

De acordo com o governador eleito, medidas devem ser tomadas em relação aos animais adultos da reserva, mas concordou com a posição do engenheiro agrônomo e consultor especializado no manejo de búfalos, Afrânio José Tavares de Bueno, que atua em parceria com Embrapa e Ibama, sobre a necessidade de aguardar a finalização do projeto Búfalos Selvagens da Reserva Biológica do Guaporé, que está sendo elaborado pelas duas instituições. "Animais adultos são difíceis de serem domesticados e apresentam riscos para quem se interessar em manejá-los. Já os animais jovens podem ser aproveitados pela população do Vale do Guaporé", adiantou. Cassol também se posicionou frente ao trabalho das instituições, dizendo que parcerias devem ser feitas no próximo Governo, e frisou a necessidade de aproveitamento dos animais pela população do Vale.

Introduzidos na fazenda Pau d'Óleo - de propriedade do Governo de Rondônia - a partir da década de 50, hoje os búfalos competem desigualmente com espécies naturais da Reserva Biológica e ameaçadas de extinção. O seminário, realizado pela Embrapa e pelo Ibama, foi a primeira tentativa para reunir especialistas e moradores para levantar informações sobre o tema, ainda carente de subsídios teóricos que comprovem quais caminhos poderão ser tomados. Em dois dias de discussão, representantes de ONGs e associações comunitárias, pesquisadores das duas instituições, moradores da comunidade de Costa Marques e lideranças políticas apresentaram conhecimentos e experiências sobre o animal selvagem da reserva.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia e coordenador do projeto "Búfalos Selvagens da Reserva Biológica do Guaporé", Ricardo Gomes de Araújo Pereira, é essencial que o diagnóstico dos búfalos em estado selvagem seja realizado para que alternativas de aproveitamento dos animais - como carne, leite e trabalho - sejam implantadas por outros órgãos. "A pesquisa definirá o destino desses animais", pondera. O governador eleito disse que precisa dessa contribuição e de experiências da própria população do Vale. Ele ainda solicitou ao pesquisador o levantamento dos custos para projetos de domesticação e aproveitamento do rebanho.

Em visita à Reserva Biológica do Guaporé na última semana, pesquisadores da Embrapa e Ibama deram início a um levantamento de material biológico coletado no local. Em cinco dias de visita, cinco pesquisadores da Embrapa Rondônia e Ibama Rondônia - entre engenheiros agrônomos, florestais e zootecnistas - percorreram áreas junto à fazenda Pau d'Óleo e à reserva. Espécies vegetais e amostras de solo foram reunidas para a elaboração de um levantamento do ecossistema e dos possíveis efeitos da permanência dos búfalos no lugar. O seminário é o primeiro de uma série de eventos organizados pelas duas instituições de pesquisa. A partir de janeiro, será realizada a metodologia de contagem aérea dos búfalos, em conjunto com a Embrapa Pantanal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 222-0014 / ramal 6530.

Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Assessoria de Comunicação Embrapa Rondônia Área de Comunicação e Negócios (ACN) Telefone: (69) 222-0014 / Ramal 6530 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br

 

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/