01/12/02 |

Nova variedade de arroz de terras altas no mercado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária , vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, oferece mais uma alternativa para o cultivo de arroz de terras altas nesta safra de verão 2002/03. Trata-se da variedade BRS Talento, indicada para Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Amazonas.

Seus principais atributos são maior produtividade, melhor arquitetura de planta e resistência à brusone, doença que pode causar perdas de até 100% na produção. A BRS Talento possui ainda grãos agulhinha, classe longo-fino, com cozimento "soltinho". Ou seja, deve ser um produto bem aceito pelo mercado e pelo consumidor final. "Estamos com uma expectativa muito favorável com o desempenho deste material", afirma o melhorista da Embrapa, Orlando Peixoto.

Sobre o aspecto agronômico, ele justifica o otimismo com o lançamento da BRS Talento. "A variedade vem sendo testada em campo desde 1998, em um total de 200 ensaios, envolvendo oito estados brasileiros, com rendimento médio de 3.700 quilos por hectare". Isso significa uma produtividade cerca de 5% a 10% superior a outras variedades da Embrapa, como Primavera, Maravilha e Canastra. Orlando cita ainda que, em lavoura para produção de semente comercial, conduzida sob irrigação via pivô central, o rendimento chegou a 6 mil quilos por hectare.

Vantagens adicionais Em relação à Primavera, variedade que engloba as características mais desejáveis para o arroz de terras altas, o melhorista afirma que a BRS Talento apresenta duas vantagens. "A nova variedade é mais tolerante ao acamamento". Isto é, a planta tem menos tendência a deitar sobre o solo, por causa do peso dos cachos de grãos. Com isso, as perdas na colheita diminuem. Em segundo lugar, "a incidência de brusone ocorre em níveis bem inferiores".

Quanto à resistência a essa doença, um levantamento feito pela Embrapa sob o ponto de vista comercial, comparando a BRS Talento e a Primavera, pontuou, respectivamente, as variedades com notas 7 e 3, sendo a nota máxima 10. Orlando explica que a resistência da Primavera à brusone já foi quebrada, devido à alta variabilidade das raças do fungo causador da doença.

Os produtores interessados em plantar a BRS Talento podem entrar em contato com a Embrapa Arroz e Feijão, telefone (62) 533-2110, e obter mais informações. Para esta safra de verão 2002/03, estão sendo ofertadas mais de mil toneladas de sementes.

A BRS Talento foi desenvolvida em parceria com a iniciativa privada. Um grupo de oito produtores de sementes dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e São Paulo financiou parte do programa de melhoramento genético que deu origem a nova variedade.

Como contrapartida, essas empresas têm o direito de explorar com exclusividade a produção de sementes comerciais da BRS Talento por um período de cinco anos. O aporte de recursos financeiros para a geração da BRS Talento foi realizado pela Sementes Embrião, Agropecuária Chimarrão, Agroindustrial Dona Carolina, Sementes 13 Pontos, Central Agroquímica de Balsas, Sementes Locatelli, produtor Guidone Romeu Dallastra e Syngenta Seeds.

Jornalista: Rodrigo Peixoto - Reg. Prof.: 1.077 MTb/GO Embrapa Arroz e Feijão Tel.: (62) 533-2108 E-mail: rpbarros@cnpaf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Arroz 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/