01/12/02 |

Embrapa lança primeira acerola de mesa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Será lançada oficialmente nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, a partir das 15 horas, na sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma variedade de acerola (Malpighia emarginata). Batizada de Cabocla, a nova cultivar tanto pode ser destinada para o consumo natural, quanto para a indústria de processamento.

"Os frutos desta variedade são grandes, firmes, de cor vermelha, com boa palatabilidade e alta relação polpa/caroço, adequados para consumo como variedade de mesa", ressalta Rogério Ritzinger, pesquisador que desenvolveu a nova variedade, acrescentando, no entanto, que a nova acerola poderá ser utilizada também para o processamento de suco, apresentando teor de vitamina C (ácido ascórbico) superior a 1.000 mg a cada 100 g de polpa. Outra boa característica da Cabocla é que as plantas adultas apresentam produção superior a 40 quilos de frutos por ano, em condições adequadas de suprimento de água e nutrientes.

A Embrapa iniciou a pesquisa em 1994, quando os pesquisadores começaram a coletar plantas para a formação de um banco de germoplasma (genes vegetais) que, atualmente, conta com mais de 100 acessos. Foi dessa coleção genética que os cientistas escolheram a nova variedade, depois de um processo cuidadoso de avaliação de suas características.

Recomendações Técnicas - "A variedade é indicada para plantios sob condições de Tabuleiros Costeiros, devendo ser plantada com espaçamento de 5,0 x 4,0 m. O plantio sem uso de irrigação deve ser feito no início do período das chuvas. A precipitação de água da chuva bem distribuída ao longo do ano favorece a floração e frutificação da variedade", detalha o especialista em melhoramento genético. Ele explica que a nova variedade alcança uma produtividade excelente em condições irrigadas.

Pelos dados do IBGE, a área cultivada no Brasil é de mais de 11 mil hectares, com uma produção de aproximadamente 32.990 toneladas e um rendimento de 3.000 quilos por hectare. Depois de quase 50 anos da chegada ao Brasil das primeiras sementes de acerola, foi a partir do final da década de 80 que a cultura da acerola começou a se expandir no país.

O consumo em expansão da acerola, também chamada de Cereja das Antilhas, deve-se, basicamente, a seu elevado teor de ácido ascórbico (Vitamina C) que, em algumas variedades, alcança até 2.000 miligramas por 100 gramas de polpa em frutos maduros. Este índice chega a ser 40 vezes superior ao da laranja ou quatro vezes ao da goiaba, frutas com alto conteúdo dessa vitamina.

O trabalho da Embrapa, na seleção de variedades, tenta resolver um dos problemas básicos para o estabelecimento da cultura no agronegócio de frutas: segundo os especialistas, na quase totalidade dos pomares, observa-se uma mescla acentuada de tipos e formas de plantas. Esse fato tem causado sérias dificuldades para os produtores de acerola, porque a falta de uniformidade das plantas acarreta perdas de produtividade do pomar e de qualidade dos frutos.

Segundo João Roberto Pereira Oliveira, outro pesquisador da Embrapa que participou do trabalho de seleção da nova variedade, é comum encontrar-se, no mesmo pomar, plantas com hábitos de crescimento distintos, árvores que produzem frutos em cacho e isolados, com tamanhos, formatos e colorações diferentes. "É importante que os pomares sejam formados a partir de variedades bem definidas, portadoras de características agronômicas e tecnológicas, adequadas à finalidade a que se destinam", diz o pesquisador.

Principais características morfológicas da acerola Cabocla

Altura da planta adulta (m)2,0 - 2,4
Porte da plantaGlobular
Cor das floresRosa claro
Peso do fruto (g)12,0
Consistência da polpaFirme
Cor da cascaVermelha
Cor da polpaAlaranjada
Sulcos no frutoProfundos

Interessados em fotos do produto podem entrar em contato com o jornalista da Unidade

Dalmo Oliveira - MTb/PB N.º 0598 Contatos: (75) 621.8037

Endereço eletrônico: dalmo@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 
Altura da planta adulta (m)2,0 - 2,4Porte da plantaGlobularCor das floresRosa claroPeso do fruto (g)12,0Consistência da polpaFirmeCor da cascaVermelhaCor da polpaAlaranjadaSulcos no frutoProfundos

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/