01/12/02 |

Convênios e publicações destacam o meio ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os ministros do Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, e o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alberto Duque Portugal, assinam nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, três convênios relacionados ao uso racional da água e preservação de espécies no Semi-Árido e na Caatinga. As pesquisas serão desenvolvidas pela Embrapa que, na oportunidade, lança duas publicações sobre meio ambiente.

A criação de um centro de referência em gestão, conservação e uso racional da água é o objeto de um dos convênios, que reunirá a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação de Apoio à Pesquisa e a Desenvolvimento (FAPED) e a Embrapa num consórcio. O papel do centro será sistematizar e disponibilizar banco de dados sobre o tema água, além de desenvolver projetos de pesquisa e de transferência de tecnologia em rede. O trabalho em rede incluirá a criação de pólos, inicialmente contemplando a bacia do São Francisco(Cerrado e Semi-Árido)

Conservação - Os outros dois convênios a serem assinados prevêem a execução de estratégias para conservação e manejo sustentado da arnica (Lychnophora Ericoides) e de plantas da Caatinga ameaçadas de extinção. A biologia da arnica, nativa do Cerrado, será estudada por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF). O Cerrado ocupa cerca de 23 % do território brasileiro o e material genético vegetal nativo é praticamente desconhecido do ponto de vista científico.

Também é precário o conhecimento zoológico e botânico do ecossistema Caatinga, apesar de sua importância do ponto de vista biológico, pois é um dos poucos que tem sua distribuição totalmente restrita ao Brasil. A assinatura do convênio possibilitará aos pesquisadores da Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE) conhecer a diversidade genética e química da região e definir um plano de manejo sustentado.

Publicações - Obra pioneira na capacitação de educadores ambientais a Coleção Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável é voltada para professores de ensino Fundamental e Médio, extensionistas, ONGs, voluntários. O alvo das ações são a comunidade, as famílias e os estudantes. O grande diferencial do trabalho está na proposta metodológica que não foca o Meio Ambiente, mas o Ser Humano enquanto agente de transformação.

A pesquisadora Valéria Hammes, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) é a editora técnica da coleção. A publicação é fruto de um processo de construção coletiva, que contou com a colaboração de mais de cem especialistas, entre eles o americano Stephen Gliessman. A coleção está dividida em cinco volumes com textos curtos, bibliografia e glossário a cada capítulo.

Já a publicação O Meio Ambiente e o Compromisso Institucional da Embrapa, resume o compromisso da empresa para com a qualidade de vida e a conservação ambiental. A obra, que tem como coordenador Paulo Choji Kitamura, traz uma análise prospectiva da agricultura sustentável no Brasil e o papel da pesquisa agropecuária; apresenta os principais desafios ambientais nacionais , bem como regionais em cada um dos grandes biomas brasileiros, a Amazônia, a Caatinga, o Pantanal, os Cerrados e os domínios da Mata Atlântica.

Local: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Bloco D - Sala de Atos - Térreo Horário: 15h

Valéria Costa - MTb 15.533/59/32 / SP Assessoria de Comunicação Social Fone: (61) 4484379 Fax (61) 347.4860 Endereço eletrônico: valeria.costa@embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/